Lendas de Xangô

Lendas de Xangô

Xangô cumpre a promessa feita a Oxum

Quando Xangô pediu Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com a condição de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ele, já muito velho, pudesse assistir ao casamento. Xangô, muito esperto, prometeu que depois do casamento carregaria o pai dela no pescoço pelo resto da vida; e os dois se casaram. Então, Xangô arranjou uma porção de contas vermelhas e outra de contas brancas, e fez um colar com as duas misturadas. Colocando-o no pescoço, foi dizer a Oxum: "- Veja, eu já cumpri minha promessa. As contas vermelhas são minhas e as brancas, de seu pai; agora eu o carrego no pescoço para sempre."

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001


Xangô torna-se Orixá

Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres  Iansã, Oxum e Obá , muitos servos, exércitos, gado e riquezas,sempre preocupado em fazer guerra, procurava uma formula para derrotar seus inimigos. Certo dia, ele subiu em uma colina, afim de testar  um novo feitiço que inventara. Quando recitou a fórmula, ouviu-se uma série de estrondos muito fortes e muitos raios riscaram o céu. Quando tudo se acalmou, Xangô olhou em direção à cidade e viu que seu palácio fora atingido. Ele correu para lá e viu que não havia sobrado nada, e muitos de seus súditos aviam morrido. Desesperado, Xangô se refugiou em um lugar distante Iansã correu junto com ele, passado o tempo Xangô não conseguindo agüentar tanta tristeza, bateu com força brutal os pés no chão e afundou pela terra, indo para o Orum, Iansã fez o mesmo na cidade de Irá seguida por Oxum e Obá. Desde então Xangô vive no trovão enquanto Iansã, Oxum e Obá correi com os rios, surgiram assim novos Orixás.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001


Xangô é condenado por Oxalá comer como os escravos

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, Por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio. Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi lá de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oiá! Era o amalá do rei que ela preparava!
Xangô não resistiu à tamanha tentação. Oiá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô.
Xangô, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá. Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oxalá impôs um castigo eterno a Xangô. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida.
Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

 

Xangô era rei de Oyó, o mais temido e respeitado de todos os reis. Mesmo assim, um dia seu reino foi atacado por uma grande quantidade de guerreiros que invadiram a cidade violentamente, destruindo tudo e matando soldados e moradores numa tremenda fúria assassina. Xangô reagiu e lutou bravamente durante semanas. Um dia, porém, percebeu que a guerra tornara-se um caminho sem volta. Já havia perdido muitos soldados, e a única saída seria entregar sua coroa aos inimigos. Resolveu então procurar por Orunmilá e pedir-lhe um conselho para evitar a derrota quase certa. O adivinho mandou que ele subisse uma pedreira e lá aguardasse, pois receberia do céu a iluminação do que deveria ser feito. Xangô subiu e quando estava no ponto mais alto, foi tomado de extrema fúria. Pegando seu oxê, ( machado de duas lâminas ), e começou a quebrar as pedras com grande violência. Estas ao serem quebradas, lançavam raios tão fortes que em instantes transformaram-se em enormes línguas de fogo que, espalhando-se pela cidade, mataram uma grande quantidade de guerreiros inimigos. Os que restaram, apavorados, procuraram os soldados de Xangô e renderam-se imediatamente pedindo clemência. Levados até ao rei, os presos elegeram um emissário para servir-lhes de porta voz. O homem escolhido foi logo se atirando aos pés de Xangô. Desculpou-se pedindo perdão. Humilhando-se, explicou que lutavam, não por vontade própria, e sim forçados por um monarca, vizinho de Oyó, que tinha um grande ódio de Xangô, e os martirizavam impiedosamente. Xangô, altamente perspicaz, enxergou nos olhos do guerreiro que ele falava a verdade e perdoou a todos, aceitando-os como súditos de seu reino. Assim tornou-se conhecido como o Orixá justiceiro que perdoa quando defrontado com a verdade, mas que queima com seus raios os mentirosos e delinqüentes.

PRECES

.Oh! Senhor dos Trovões. Pai da Justiça e da retidão. Orixá que abençoa os injustiçados e castiga os mentirosos e caluniadores. Defenda, meu Senhor, minha casa, minha família dos inimigos ocultos, dos ladrões e dos mentirosos. Oh! Xangô rogo-te as vibrações de amor e misericórdia, Pai da dinastia humana, livra-me de todo escândalo. Kaô Cabecilê!


.Senhor de Oyó. Pai justiceiro e dos incautos. Protetor da fé e da harmonia. Kaô Cabecilê do Trovão. Kaô Cabecilê da Justiça. Kaô Cabecilê, meu Pai Xangô. Morador no alto da pedreira. Dono de nossos destinos. Livrai-nos de todos os males. De todos os inimigos visíveis e invisíveis. Hoje e sempre, Kaô meu Pai!


.Salve Xangô! Orixá de grande força e harmonia.
Protetor dos injustiçados e advogados das boas causas.
Pedimos que nos envie um raio de luz e uma faísca de seu incomensurável poder, a fim de abrandarmos a violência de nossa manifestações de ódio e de rancor contra os nossos semelhantes. Mostrai-nos o caminho certo, para cumprirmos a missão que foi determinada pelo Pai. Se nossos erros ou nossas faltas nos desanimarem, deixai-nos sentir a sua presença, para seguir suas pegadas no caminho da fé e da caridade, para que assim possamos levar a Sua Justiça por toda a eternidade. Assim seja!


.Kaô cabecilê, grita Zambi, e ecoa em todos os cantos da Terra, na força do Criador, Saravá Xangô Orixá maior, dono de todas as cabeças. Repicam os grandes Atabaques da Lei de Umbanda, Kaô cabecilê, Rei do Nagô, nós sentimos sob a força de vossa vibração os fluídos benéficos de tua luz. Rei da Justiça, soberano da Sabedoria, abre seus braços sobre nós e esclareça os nossos digirentes para que não se choquem em emoções pessoais. Kaô Cabecilê, vejo tua Pena de Ouro, tua Macahada, tua Chave, tua Sabedoria presentes neste Gongá. Senhor dai-nos força e perdoai-nos se vós o ofendemos com nossos atos ou palavras, oh Orixá da palavra e da escrita. Saravá todos os Xangôs, Kaô Alafim, Achê, Agojô, Agogô, Aganjú e Saravá Xangô Laiara é hoje dia de Xangô, Kaô , Alafim e Agojô te dedicamos este nosso Adarrum. Saravá Xangô Kaô Cabecilê. Que assim seja para todo e sempre!


ORAÇÕES

.Poderoso Orixá de Umbanda,
Pai, companheiro e guia.
Senhor do equilíbrio e da justiça.
Auxiliar da Lei do Carma,
Só tu, tens o direito de acompanhar pela eternidade,
Todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições,
Promanadas das ações desordenadas, ou dos atos impuros e benfazejos que praticamos.
Senhor de todos os maciços e cordilheiras,
Símbolo e sede da tua atuação planetária no físico e astral.
Soberano Senhor do Equilíbrio, da equidade,
Velai pela inteireza do nosso caráter.
Ajude-nos com sua prudência.
Defenda-nos das nossas perversões,
Ingratidões, antipatias, falsidades,
Incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos
Dos nossos irmãos em humanidade.
Só Tu és o grande Julgador.
Kaô Cabecilê Xangô!


.Kaô meu Pai, Kaô
O Senhor que é o Rei da Justiça,
faça valer por intermédio de seus doze ministros,
a vontade Divina,
purifique minha alma na cachoeira.
Se errei, conceda-me a luz do perdão.
Faça de seu peito largo e forte meu escudo,
para que os olhos de meus inimigos não me encontrem.
Empresta-me sua força de guerreiro,
para combater a injustiça e a cobiça.
Minha devoção ofereço.
Que seja feita a justiça para todo o sempre
É meu Pai e meu defensor,
conceda-me a graça de receber sua luz
e de receber sua proteção.
Kaô meu Pai Xangô, Kaô!


Oração dos doze Ministros de Xangô

Salve São Jerônimo,São João e São José!
Saravá, oh poderoso Pai Xangô!
Saravá os Doze ministros de Xangô!
Saravá meu pai Xangô e seus doze ministros da sua corte ,
grande Orixá,rei da justiça.
Senhor do trovão raiado olhai por mim no poder desta reza. Xângô poderoso,pai bondoso,mas justiceiro,
peço aos teus Doze Ministros por mim,
para que me absolva no seu grande tribunal do céu e da terra.
Doze pedras sustentam tua coroa no mais altodos penhascos,
que pai Zambi te deu.Olhai por mim,meu pai.
Tu és um Deus,um orixá que reina no céu e na terra como:
Senhor Kaô
senhor Bá
Senhor Doju
Senhor Alafim
Senhor Agodô
Senhor Ajacá
Senhor Afunjá
Senhor Abomi
Senhor Sambará
Senhor Aganju
Senhor Airá
Senhor Baru
Estas são tuas faces,
que olham os teus filhos nesta terra de dor e de aflição.
Olha por mim meu pai,
e seus Doze Ministros sempre a meu lado e a meu favor.
Doze Ministros,Doze coroas,
Doze meses do ano eu vencerei e vencerá quem estiver ao meu lado,
pois assim,o meu pai,o senhor Xangô ,quer.
Ao 1º Ministro Abiódún
Eu peço pela minha saúde
Ao 2º Ministro Onikôvi
Eu peço vitória em tudo que eu queira e mereça.
Ao 3º Ministro Onanxókún
Eu peço perdão pelas minhas faltas
Ao 4º Ministro Obá Telá
Eu peço Amor, e que ele nunca me falte,que eu possa também dar a quem não tem.
Ao 5º Ministro Olugban
Eu peço justiça e que ela seja feita conforme sua vontade
Ao 6º Ministro Aresá
Eu peço coragem na luta , e nunca fugir dela.
Ao 7º Ministro Arê Otún
Eu peço sabedoria nas decisões.;
Ao 8º Ministro Otun-Onikôi
Eu peço autoridade para mandar pra longe de mim os inimigos.
Ao 9 Ministro Otun-Onanxókún
Eu peço fartura na minha vida e na minha casa.
Ao 10º Ministro Nfó
Eu peço verdade a qualquer custo.
Ao 11º Ministro Ossi-Onikôyi
Eu peço união com os meus e a todos que estejam do meu lado.
Ao 12º Ministro Fkô-Kabá
Eu peço a Misericórdia de Xangô,
pois essa é a reza de invocação aos doze ministros .
E com esta reza eu estarei protegido,estarei guardado pelo poder,
pela Luz e pela Glória do senhor da Justiça.
Kaô Cabecile!Meu Pai Xangô.
Que assim seja!
E para sempre seja louvado!

 

Oferendas de xangô

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-xangô.php

Xangô um dos Orixás mais temidos pelo fato de ser Ele o determinador da Justiça e quem ativa a Lei em nossas vidas, fazendo valer o ponto que diz “quem deve paga e quem merece recebe”. Portanto, oferendar Xangô é muito forte e muito especial, é nesse momento que devemos baixar nossas cabeças e permitir que ...

Xangô senhor da justiça

centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

Xangô traz nas mãos o Oxé, machado de dois lados representando o peso igual nos julgamentos. Traz também o xerém, espécie de chocalho usado para dispertar a ira dos raios e das trovoadas. XANGÔ – O Rei do Trovão. Orixá de grande valia e importância nos Cultos Afro-Brasileiros, tem alguns cultos que levam o ...

Comida de Xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/comida-de-xangô.php

COMIDAS RITUALÍSTICAS DO ORIXÁ XANGÔ. AMALÁ COMPLETO Material Necessário: 12 Quiabos, 1 Litro de Mel, Azeite-de-Dendê, Água, Carne de Peito Maneira de Fazer: Cortam-se os quiabos em pedacinhos bem pequenos, depois tempera-se com cebola ralada, camarão seco socado e azeite-de-Dendê.

Xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/xangô.php

Xangô é o Orixá da justiça, da retidão, do equilíbrio e determinação. Filho de Iemanjá. Seu habitat é o alto das pedreiras. É o Orixá que guarda o Livro Sagrado que contém as leis e ensinamentos que lhe dão o poder de decidir incontestavelmente sobre o bem e o mal. É o Orixá que controla todas as forças naturais por ...

Altar Virtual de Xango

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php

Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, ...

Banhos de xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-xangô.php

QUARTA-FEIRA É DIA DO FOGO E DO DENDÊ! Quarta-feira, é o dia consagrado a Xangô. Orixá da justiça. O Rei de Oyó! Se você anda desanimado, descrente, sem estímulo. Hoje é o dia pra você reverter esta situação. Faça um banho com as ervas de Xangô, e, peça com determinação as bênçãos que busca para sua ...

Oferenda de xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferenda-de-xangô.php

Xangô é o orixá da justiça e da sabedoria. É sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, representa a justiça e tem as pedreiras como símbolo natural. Possui um machado de duas faces que simboliza tanto a proteção quanto a punição a seus filhos quando cometem injustiças. Outro símbolo é a estrela ...

Características dos Filhos de Orixás

centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Xangô têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei. Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora ...

Características dos Filhos de Ibejis

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ibejis.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... Características dos filhos de Iemanjá · Características dos filhos de Oxumaré · Características dos filhos de Ossain · Características dos Filhos de Ibejis. powered by Custom Search. Oxossi. centropaijoaodeangola.com/oxossi.php. Os filhos consagrados a Oxossi ...

Quem é Xangô

centropaijoaodeangola.com/quem-é-xangô.php

Quem é Xangô Xangô é o Orixá dos reis, dos justos e dos poderosos. Ele próprio foi um rei guerreiro que conquistou reinos e enriqueceu seu povo. O seu trabalho entre os homens é cobrar de quem deve e premiar a quem merece, agindo sempre com sabedoria, justiça e poder. Este Orixá é vaidoso, violento e atrevido.

Oração poderosa de Pai joão

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-poderosa-de-pai-joão.php

Chave 1 Poderosa Oração do Senhor do Bonfim Meu Sr. Do Bonfim, acho-me na Tua presença, humildemente, para receber de Ti, todas as graças que ... Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php. ou mesmo homenageando alguém especial. Todas as velas ficam acesas durante 7 dias, .

Descubra seu Orixá.

centropaijoaodeangola.com/descubra-seu-orixá.php

Na Umbanda e no Candomblé se cultuam muitos outros orixás, desconhecidos por leigos, por serem menos populares do que Xangô, Iansã, Oxossi e outros, mas com um significado muito forte para os adeptos dos cultos afro-brasileiros. Alguns são necessariamente cultuados, devido à ligação com trabalhos específicos ...

Simpatias diversas

centropaijoaodeangola.com/simpatias-diversas.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php. Em diversas culturas, acender velas é um ato sagrado, que expressa mais do que as palavras podem expressar. Tem a ver com gratidão. Desde todos os ... Oferenda de yemanjá. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php ... SIMPATIAS NA FORÇA DE ...

Caboclos

umbandapaijoaodeangola.com.br/caboclos.php

Porêm em nossa percepção, compreendemos que Caboclos diferentes, possuem Vibrações Originais Diferentes, podendo se apresentar sob a Vibração de Ogum, de Xangô, de Oxóssi ou Omulu. Já as Caboclas, podem se apresentar sob as Vibrações de Iemanjá, de Oxum, de Iansã ou de Nanã. Não há necessidade da ...

Cabocla jurema

centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

Cabocla Jurema da Praia, com ligação direta a Iemanjá e Xangô tendo sua irradiação ao Caboclo 7 Pedreiras. São espíritos femininos que se enquadram nesse arquétipo chegando em terra para manifestar a fé, amor, caridade, sentido de geração e maternidade, acolhendo aflitos e necessitados com equilíbrio do mental ...

Yansã

centropaijoaodeangola.com/yansã.php

Foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô. é irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso. É dona dos movimentos (movimenta todos os Orixás), em algumas casas é também dona do teto da casa, do Ilê. Iansã é a Senhora dos Eguns ( espíritos ...

Pontos Riscados de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-riscados-exu.php

Pontos Riscados de Exu ... Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira" ... Exu serpente · Exu Mangueira · Oração a Exu chama dinheiro · Exu Veludo · Oferenda ... Altar Virtual. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php. Altar Virtual de Exu · Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual .

Oração aos Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-aos-orixás.php

Oração aos Orixás. Deus salve o Grito do grande Rei Xangô, que expulsa de nosso meio médiuns mentirosos e charlatões! Deus salve a Espada de Ogum, que corta de nossos caminhos os que alimentam o ódio e a inveja! Deus salve a Flecha de Oxossi, que mata o pássaro. que mata o pássaro da maldade e da traição!

Altares Virtuais

centropaijoaodeangola.com/altares-virtuais.php

Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · altar virtual · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · altar virtual de xango · Altar virtual ... Descubra seu Orixá. centropaijoaodeangola.com/descubra_orixa/index.php. Altar Virtual de Sao sebastiao · Altar Virtual Maria Padilha · Altar Virtual do Anjo da ...

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

Exus e Pomba-giras · Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · Exu Marabô · História de Iansã · Defumação de Limpeza e Descarrego · Banho de Preto velho · História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum ...

 

Xangô

centropaijoaodeangola.com/xangô.php

É difícil um filho de Xangô admitir que esteja errado, ele é inflexível e intratável quando contrariado. Seus inimigos serão tratados com rigor e ele fará tudo para desacreditá-los frente aos outros. Mas por maiores sejam as provações que ele tenha que passar haverá sempre uma sorte fantástica a protegê-lo que o anima e ...

o uso das velas

centropaijoaodeangola.com/o-uso-das-velas.php

Banhos de Descarregos A Utilização dos Banhos A orientação e o uso das ervas ... O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da ... Baiano Zé do Cocô. centropaijoaodeangola.com/baiano-zé-do-coco.php. centropaijoaodeangola.com/o-uso-das-velas.php. Velas: A vela é, com certeza, um dos ...

Lendas de Oxum

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

(3) Quando Xangô se apaixonou por Oxum, ela o recusou; entào ele tentou violentá-la. Foi impedido por Exu, que os separou, dizendo que eles só poderiam se unir se ela o aceitasse livremente. Zangado, Xangô trancou Oxum numa torre muito alta, dizendo que só a soltaria quando ela o aceitasse. Oxum chorou muito ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-xangô.php

Nem seria preciso falar do poder de Xangô (Sòngó), porque o poder é a sua síntese. Xangô nasce do poder morre em nome do poder. Rei absoluto, forte, imbatível. O prazer de Xangô é o poder. Xangô manda nos poderosos, manda em seu reino e nos reinos vizinhos. Xangô é rei entre todos os reis. Não existe uma ...

Altar Virtual dos Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-dos-orixás.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... A História de vovô Benedito · Oferendas de Oxum · Textos de Umbanda · Oferenda de Xangô · Oferendas de Ogum · Oferenda de oxossi · a-mediunidade- os-orixás-e-os- caboclos · orações diversas · Oração ao Pai João de Angola · oração a escrava anastacia .

Prece aos Orixás

centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

PRECE AOS ORIXÁS. Tudo o que eu quero!!! … Ter a longevidade das palavras de Oxalá. … Ser livre como os ventos de Iansa. … Ser justo como o machado de Xangô. … Ser forte como a espada de Ogum. … Ser firme como o arco e reto como as flechas de Oxóssi. … Ser mágico como as forças de Obaluaê. …

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Apesar de muitos Babalorixás não aceitarem, tem seu sincretismo católico como São Bartolomeu. É representado pelo arco-íris que, segundo algumas lendas é a ponte que possibilita que as águas de Oxum sejam levadas ao castelo no céu de Xangô. Por essa lenda, é atribuído a Oxumaré o poder de regular as chuvas e ...

exu

centropaijoaodeangola.com/exu.php

Exus da justiça: Esta linha é formada por Exus que sevem ao Orixá Xangô, são os mais sérios, carrancudos, não aceitam brincadeiras, dificilmente se percebe estes exus dando um gargalha ou fazendo rodeio para falar. Ex. Marabá, Exu dos Raios, Capa Preta, Pedra Preta, Exu da Pedra Quente, Cigana Esmeralda, Maria ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

centropaijoaodeangola.com/oração-a-exu-chama-dinheiro.php

O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos ... oração a exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-de-exu.php. Laroiê Exu, Exu Omojubá, Saravá! Oração ao Exu Sete Encruzilhadas Salve Santo Ântonio de ...

Xangô

centropaijoaodeangola.com/orixá-xango.php

Xangô traz nas mãos o Oxé, machado de dois lados representando o peso igual nos julgamentos. Traz também o xerém, espécie de chocalho usado para dispertar a ira dos raios e das trovoadas. XANGÔ – O Rei do Trovão. Orixá de grande valia e importância nos Cultos Afro-Brasileiros, tem alguns cultos que levam o ...

Pontos Cantados de Xangô Videos

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-xangô-videos.php

Xangô Sincretizado a São Jerônimo,. Xangô é o Orixá da sabedoria e da justiça,. sua cor é o marrom. São Jerônimo nasceu na cidade de Estrido, Dalmacia, nas atuais fronteiras da Iugoslávia,. por volta do ano 340 e ele foi um dos grandes escritores de seu tempo. Tornou-se monge e partiu para o Oriente, fixou-se na ...

Altar Virtual de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-exu.php

Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, .

A mediunidade, os guias e Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/a-mediunidade-os-orixás-e-os-caboclos. php

Os elementos nos quais se manifestam os Orixás cultuados na Umbanda são: Oxalá Onipresente, Ogum estradas e campinas, Oxóssi nas matas, Xangô pedreiras, Oxum cachoeiras, Iansã ventos e tempestades, Iemanjá no mar, Obaluaiê na terra, Nanã nas águas paradas e da lama dos fundos dos rios e lagos, além da ...

Descarrego de Pólvora

centropaijoaodeangola.com/descarrego-de-polvora.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... de Preto velhos · Escrava Anastácia · Marinheros na Umbanda · Pai Benedito · Homenagem a Tranca Rua · Baiano zé do Coco · Obá · Descarrego de Polvora ... Oferenda a caboclo Boiadeiro. centropaijoaodeangola.com/oferenda-ao-caboclo-boiadeiro. php.

Ervas dos orixás

centropaijoaodeangola.com/ervas-dos-orixás.php

OxalÁ - Boldo ou Tapete de Oxalá; Saião ou Folha da Costa ; Manjericão ou Alfavaca Branca ; Sândalo; Patchuli; Colônia; Alfazema; Algodoeiro; Capim Limão; Girassol; Maracujá; Jasmim; Erva Cidreira. entre outras. Xangô- Levante ou Elevante; Quebra-Pedra; Fortuna ; Erva Lírio; Pata de Vaca; Pára-Raio; Gervão Roxo; ...

Oração forte e poderosa contra inimigos e inveja

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-forte-e-poderosa-contra-inimigos-e- inveja.php

orações a Oxossi · Prece a xangô · Orações a santa Barbara · Orações a Yansã · Oração da Pomba-gira · Oração de São jorge · Oração a Oxum · Oração para cura de traumas emocionais e decepções · Oração para começar o dia · ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA · Pai Nosso Umbandista .

Oração para abrir caminhos

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-para-abrir-caminhos.php

orações a Oxossi · Prece a xangô · Orações a santa Barbara · Orações a Yansã · Oração da Pomba-gira · Oração de São jorge · Oração a Oxum · Oração para cura de traumas emocionais e decepções · Oração para começar o dia · ORAÇÃO FORTE E PODEROSA CONTRA INIMIGOS E INVEJA · Pai Nosso Umbandista .

altar virtual de xango Altar virtual Maria Padilha Altar Virtual do seu

centropaijoaodeangola.com/menu_geral.html

Oração às Mulheres Por Zé Pilintra · Caboclo 7 Estrelas · Nomes de Marinheiros na Umbandas · Causas da desmotivação do médium de Umbanda · Altar virtual Maria Padilha · altar virtual de xango · Altar Virtual do seu Zé Pilintra · Altares Virtuais · Altar Virtual de Yansã · Nomes de Preto velhos · Características dos filhos ...

benzimentos

centropaijoaodeangola.com/benzimentos.php

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... Oferendas Básicas Umbandistas · banhos de abertura de caminho · Benzimentos · Caixa de Pesquisa do site · DICIONARIO DE UMBANDA · pai- Jeronimo ... Lendas de Oxum. centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php ... Benzimentos · Caixa de Pesquisa ...

Comidas de Santo

centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-omulu.php ... da culinária afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vários Orixás, ... No Olubajé são servidas todas as comidas de santo, menos as de Xangô e ... Oferendas de Oxum. centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-oxum.php. Come também o ipeté, comida a ...

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Lendas de Iansã com Ogum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

    Oyá estava muito interessada em Xangô e em tudo o que estava aprendendo com ele, mas não queria magoar Ogun, a quem respeitava muito. Xangô propôs- lhe uma união eterna, sem monotonia, sem solidão, viajando sempre juntos por toda a Terra. Seria uma união perfeita. Quando Ogun terminou seu trabalho, ...

    Batismo na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/batismo-na-umbanda.php

    O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos menos aflitos o testemunho dos presentes à sua nova vida dentro dos princípios Cristãos de Almas de Angola, representa ainda a luz interior de cada um de nós, luz a ...

    As 7 chaves da Felicidade

    centropaijoaodeangola.com/7-chaves-da-felicidade.php

    Que toda a fortuna do mundo possa chegar aos meus pés,com a proteção do grande orixá Oxum-Maré; Que Xangô do alto da sua Santa Pedreira solidifique todos os bens que eu alcançar. Salve o Sr. do Bonfim, salve todos os orixás, que me protejam na vida, para nada me faltar. ( essa oração serve como descarrego) .

    Defumações

    centropaijoaodeangola.com/defumações.php

    Dá licença pra defumar,. Eu defumo, eu defumo. Essa aldeia real. 8. “Taca” fogo nestas ervas. Que são ervas de Xangô. Tem arruda tem guine. Tem obi tem orobô. Quem quiser se defumar. Vai pedir ao Pai Xangô. Tem arruda tem guine. Tem obi tem orobo. 9. Filhos de Umbanda. Vem ver os irmãos seus. Defuma defuma.

    Características dos filhos de Obá

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-obá.php

    Mais tarde, Obá tornou-se a terceira mulher de Xangô, pois ela era forte e corajosa. A primeira mulher de Xangô foi Oiá-Iansã que era bela e fascinante. A segunda foi Oxum, que era coquete e vaidosa. Uma rivalidade logo se estabeleceu entre Obá e Oxum. Ambas disputavam a preferência do amor de Xangô.

    Pontos Cantados mp3 Orixás

    centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

    pontos de Xangô Clique em dowload. Para baixar: pontos de Oxossi. Clique em download. Para baixar: pontos de Oxumare. Clique em dowload. Para ver Pontos mp3 guias. Clique na imagem abaixo: Pontos Cantados mp3 Orixás. centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php. Pontos Cantados mp3 Orixás.

    Guias contas e colares

    centropaijoaodeangola.com/guias-contas-e-colares.php

    ... História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum. As Guias. Conhecidas também como "Cordão de Santo", "Colar de Santo" ou "Fio de Contas". São ritualisticamente preparadas, ou seja, imantadas, de acordo com a tônica vibracional de quem as irá utilizar (médium e entidade), e conforme o objetivo a que se ...

    Pai Serafim de Aruanda

    centropaijoaodeangola.com/pai-serafim-de-aruanda.php

    A Força das pomba-giras · banhos-ritualísticos-na-umbanda · Amuletos e talismãs · Caridade no lar · ASSISTÊNCIA · Orixá logum edê · História de Vó Cambinda · pai serafim de aruanda · Ervas dos orixás · Dicas de banhos de descarrego · Prece de alguém que sofre · Oferendas de xangô · Pontos Riscados na Umbanda.

    Altar de Oxum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-oxum.php

    Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual do Ze Pilintra · Altar Virtual de Sao sebastiao · Altar Virtual Maria Padilha. Pomba Gira maria mulambo. www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria- mulambo.php. Sabe-se que é uma entidade que trabalha na linha de Oxum ( Todas ...

    Altar Virtual de Exu.

    centropaijoaodeangola.com/altar-de-exu.php

    Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, .

    Oração ao Caboclo 7 Pedreiras.

    umbandapaijoaodeangola.com.br/caboclo-7-pedreiras.php

    Oração aoCaboclo 7 Pedreiras. Eu peço ao meu Pai Caboclo 7 Pedreiras em nome de todos vosso filhos... Vós que com a força de vossas 7 Pedreiras, mantém a sabedoria e a Justiça de nosso Pai Xangô, olhai por nós e que vossa bondade se derrame por nossas cabeças, não nos deixeis desamparados. Que força de ...

    Curiosidades

    centropaijoaodeangola.com/curiosidades.php

    Lah vem meu pai Xango Lah da jurema. Kao Kabecile Kao Kao. powered by Custom Search. Batismo na Umbanda. centropaijoaodeangola.com/batismo-na- umbanda.php ... Caboclos na Umbanda · Como acontece a Gira · reflexão em Videos · Conduta moral · Anjo da Quarda · Curiosidades · Intolerância Religiosa  ...

    Altar Virtual

    centropaijoaodeangola.com/altar.php

    Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, .

    Altar Virtual

    centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php

    centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... A História de vovô Benedito · Oferendas de Oxum · Textos de Umbanda · Oferenda de Xangô · Oferendas de Ogum · Oferenda de oxossi · a-mediunidade- os-orixás-e-os- caboclos · orações diversas · Oração ao Pai João de Angola · oração a escrava anastacia .

    Exu do lodo

    centropaijoaodeangola.com/exu-do-lodo.php

    centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php. Altar Virtual de Exu · Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual do Ze Pilintra · Altar Virtual de Sao sebastiao · Altar Virtual ... Oferenda de yemanjá. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-iemanjá.php. Maria Padilha · Oração de exu .

    Um abraço Fraterno

    centropaijoaodeangola.com/um-abraço-fraterno.php

    Embora tenha sido esposa de Xangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários reis. Foi paixão de Ogum, de Oxaguiam, de Exu, Conviveu e seduziu Oxossi, Logun-Edé e tentou, em vão, relacionar-se com Obaluaê. Sobre este assunto, a história conta que Iansã percorreu vários reinos usando sua inteligência, ...

    Pomba gira Rosa Caveira

    www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-caveira.php

    Pomba-gira Rosa da Noite · Como fazer uma Oração á Pomba Gira · Pomba gira Rosa Caveira · Conversa com um Executor da Lei · oferendas para o povo ... altar virtual de xango Altar virtual Maria Padilha Altar Virtual do seu ... centropaijoaodeangola.com/menu_geral.html ... Pomba-gira Rosa da Noite · Como fazer uma ...

    Lendas de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

    Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo todos os poderes entre eles, não deixando nada de valor pra Xapanã. Um ficou com o trovão, o outro ...

    Oração a obá

    centropaijoaodeangola.com/oração-de-obá.php

    Obá percebia o grande apreço que Xangô tinha por Oxum, que mimosa e dengosa, atendia sempre a todas as preferencias do Rei, sempre servindo e agradando aos seus pedidos. Obá resolveu então, perguntar para Oxum qual era o grande segredo que ela tinha, para que levasse a preferência do amor de Xangô, vez ...

    Como combater a inveja.

    centropaijoaodeangola.com/como-combater-a-inveja.php

    centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... Pontos Riscados · Como combater a Inveja · Nanã de Buroque · Pai Guiné · Pai Tomé · Pai Antônio · Prece aos Orixás · Altar de Nossa senhora · Altar Virtual ... Pai Antonio. centropaijoaodeangola.com/pai-antônio.php. Povos distintos usam o sal para combater o ...

    Cosme e Damião

    centropaijoaodeangola.com/cosme-e-damião.php

    O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome ...

    Características dos Filhos de Oxum

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxum.php

    Apesar do seu amor por Oxóssi, numa das longas ausências destes Oxum foi seduzida pela beleza, os presentes (Oxum adora presentes) e o poder de Xangô , irmão de Oxóssi, rompendo sua união com o Deus da floresta e da caça. Como Xangô não aceitasse Logun-Edé em seu palácio, Oxum abandonou seu filho, ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/exu-marabô.php

    Todo e qualquer Exu serve a um ou mais Orixás, Marabô ou Baraba (Outro nome dado a está entidade) é um servo de Xango e também de Iemanjá, isso mesmo as Yabas (Orixás do sexo feminino também podem ter Exus e não apenas lebarás ou bombo giras). Algo que infelizmente ocorre em muitos terreiros é muitos ...