Lendas de Obaluaiê

lendas de Obaluaiê

QUEM FOI OBALUAÊ
Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido antigamente o Rei dos Tapás. Uma lenda de Ifá confirma esta última suposição. Obaluaê era originário de Empê – Tapá e havia levado seus guerreiros em expedição aos quatros cantos da terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas.


Obaluaê representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha (azê) que tampa seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente.

fortemente relacionado os troncos e os ramos das árvores e transporta o axé preto, vermelho e branco. Sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas. Usa também bradga, um colar grande de cauris.

Obaluaê é o patrono dos cauris e do conjunto dos 16 búzios, que reina do instrumento ao sistema oracular: o brendilogun, que lhe pertence. Seu poder está extraordinariamente ligado à morte. Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do gênesis). Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó.

Obaluaê mede a riqueza com cântaros, mas o povo esqueceu-se de sua riqueza e só se lembra dele como o Orixá da moléstia. Afirmam-se em registros bibliográficos ser Omolu e Obaluaê um só Orixá em dois estágios: Obaluaê (o Moço) significa o “Dono da Terra da Vida”; Omolu (o Velho) significa o “Filho-da-Terra”. É o médico dos pobres; o senhor dos cemitérios. Usa o aze (capacete de pele da Costa) ou o filah (capuz de palha da Costa) e carrega na mão o xaxará (feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios). Seu dia é a segunda-feira. Sua comida forte é o doburu (pipocas sem sal, coco fatiado e regado com mel).

Qualidades: Registra-se 12 qualidades atribuídas a esse Orixá, que também é considerado o mais antigo do Panteão Afro, sendo as mais conhecidas:

Sapata, Xapanan, Xankpanan, Babalu, Azoane, Ajagum, Ajunsun e Avimage.

Nomes: Obàluáyê “Rei senhor da Terra”, Omolu “Filho do Senhor”, Sapata “Dono da Terra” são os nomes dados a Sànpònná (um título ligado a grande calor o sol – também é conhecido como (Babá Igbona = pai da quentura) deus da varíola e das doenças contagiosas, é ligado simbolicamente ao mundo dos mortos. Outra corrente os define como: Obàluáyê: Obá – ilu; aiye; Rei, dono, senhor; da vida; na terra; Omolu; Omo-ilu; Rei, dono, senhor; da vida.


Sincretismo: São Lázaro e São Roque

Comida: Pipoca e Carré

Cor: Preto, vermelho e branco

Dia da semana: Segunda -feira

Símbolo: Leguidibá, Xaxará e Brajá de búzios

Saudação: – Atotô!

Domínio – Doença e cura, morte e renascimento

Elemento: Terra

Vestimenta: A vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a palha da costa , elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha-da-costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé , seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte (iku).

LENDAS de Omulu/Obaluaiê

(1) Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omolu nasceu todo deformado. Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia,para que o mar o levasse. Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. Quando Omolu estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou. Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até que o bebê se recuperou. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.


(2) Omolu tinha o rosto muito deformado e a pele cheia de cicatrizes. Por isso, vivia sempre isolado, se escondendo de todos. Certo dia, houve uma festa de que todos os Orixás participavam, mas Ogum percebeu que o irmão não tinha vindo dançar. Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Omolu se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, a ventania levantou a palha e todos viram um rapaz bonito e sadio;e Oxum ficou morrendo de inveja da irmã.

(3) Quando Obaluaê ficou rapaz, resolveu correr mundo para ganhar a vida. Partiu vestido com simplicidade e começou a procurar trabalho, mas nada conseguiu. Logo começou a passar fome, mas nem uma esmola lhe deram. Saindo da cidade, embrenhou-se na mata,onde se alimentava de ervas e caça, tendo por companhia um cão e as serpentes da terra. Ficou muito doente.Por fim, quando achava que ia morrer, Olorun curou as feridas que cobriam seu corpo. Agradecido, ele se dedicou à tarefa de viajar pelas aldeias para curar os enfermos e vencer as epidemias que castigaram todos que lhe negaram auxílio e abrigo.

(4) Chegando de viagem à aldeia onde nascera, Omulu viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os orixás. Omulu não podia entrar na festa, devido à sua medonha aparência. Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro. Ogum, ao perceber a angústia do orixá, cobriu-o com uma roupa de palha, com um capuz que ocultava seu rosto doente, e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Omulu entrou, mas ninguém se aproximava dele. Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia. Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas equedes. Iansã chegou então bem perto dele e soprou suas roupas de palha, levantou-lhe as palhas que cobriam sua pestilência. Nesse momento de encanto e ventania, as feridas de Omulu pularam para o alto, transformadas numa chuva de pipocas, que se espalharam brancas pelo barracão. Omulu, o deus das doenças, transformara-se num jovem, num jovem belo e encantador. Omulu e Iansã Igbalé tornaram-se grandes amigos e reinaram juntos sobre o mundo dos espíritos dos mortos, partilhando o poder único de abrir e interromper as demandas dos mortos sobre os homens.

(5) Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omulu nasceu todo deformado. Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia, para que o mar o levasse. Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. Quando Amolou estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou. Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até que o bebê se recuperou. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.

(6) Amolou tinha o rosto muito deformado e a pele cheia de cicatrizes. Por isso, vivia sempre isolado, se escondendo de todos. Certo dia, houve uma festa de que todos os Orixás participavam, mas Ogum percebeu que o irmão não tinha vindo dançar. Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Amolou se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, a ventania levantou a palha e todos viram um rapaz bonito e sadio; e Oxum ficou morrendo de inveja da irmã.

(7) Quando Obaluaiê ficou rapaz, resolveu correr mundo para ganhar a vida. Partiu vestido com simplicidade e começou a procurar trabalho, mas nada conseguiu. Logo começou a passar fome, mas nem uma esmola lhe deram. Saindo da cidade, embrenhou-se na mata, onde se alimentava de ervas e caça, tendo por companhia um cão e as serpentes da terra. Ficou muito doente. Por fim, quando achava que ia morrer, Olorun curou as feridas que cobriam seu corpo. Agradecido, ele se dedicou à tarefa de viajar pelas aldeias para curar os enfermos e vencer as epidemias que castigaram todos que lhe negaram auxílio e abrigo

 

Lendas de Omulu

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php. Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras ... Tudo sobre os filhos de Oxossi. centropaijoaodeangola.com/tudo-sobre-os-filhos-de-oxossi.php. Lendas de ...

Lendas de Obaluaiê

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obaluaiê.php

lendas de Obaluaiê. QUEM FOI OBALUAÊ Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido ...

Obaluaiê/Omolu

centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php

Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado, mas dizem que dele deve-se manter uma certa distância. Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua ...

Características dos filhos de Omulu

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-omulu.php

Lendas de Omulu Lendas de Omolu Xapanã ganha o segredo da peste na partilha dos poderes Olodumarê, um dia decidiu distribuir seus bens. Disse aos ... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

Oferenda de omulu

centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-omulu.php

LENDA- I Diz uma lenda que Xangô, um Rei muito vaidoso, deu uma grande festa em seu palácio e convidou todos os Orixás, menos Obaluaiê, pois as suas características de pobre e de doente assustavam o rei do trovão. No meio do grande cerimonial todos os outros Orixás começaram a notar a falta do Orixá Rei da ...

Pai Benedito

centropaijoaodeangola.com/pai-benedito.php

Pai Benedito é um velhinho bem simpático, de poucas falas, tem os cabelos e a barba bem branquinhos, olhos castanhos claros e bem negro. Viveu em Angola entre o ano de 1608 a 1630, logo depois foi vendido como escravo para fazendeiros brasileiros. Viveu sempre em cativeiro, trabalhando na lavoura de ...

Os Filhos de Omolu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php

Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os ... Lendas de Omulu. centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php. Em recompensa pelo gesto de Iansã, Omolu dá a ela o poder de também reinar sobre os ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php

Oxalá/ogum/yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês /Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. Se deseja uma busca mais aprofundada: Digite na caixa de Busca: Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ...

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase ... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

Ossain

centropaijoaodeangola.com/ossãim.php

Segundo lendas, Ossâim era o dono de todas as folhas e era necessário que os Orixás dependessem dele para obter certas folhas e certos sumos. Como os orixás raramente ... Para alguns pesquisadores, a diferença existente entre Ossâim e Omolu-Obaluaiê, seria de que um traz a doença e o outro traria a cura. Mas tal ...

Os Filhos de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus .... ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo .

As oferendas de caboclo

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-caboclos.php

As oferendas de caboclo · Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · Exu Marabô · História de Iansã · Defumação de Limpeza e Descarrego · Banho de Preto velho · História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum · Lendas de Xangô · Lendas ...

Características dos Filhos de Oxum

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxum.php

LENDA DE OXUM Diz o mito que Oxum era a mais bela e amada filha de Oxalá. Dona de beleza e meiguice sem iguais, ... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os ... Características dos filhos de Obá .

Características dos filhos de Ossain

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ossain.php

de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. ... de ogum Mp3 /Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. exu. centropaijoaodeangola.com/exu.php. O Arquétipo dos seus filhos Embora muitas pessoas tragam em seus oris a energia ... é dada na cabeça dos filhos deste Orixá ...

Características dos filhos de Obá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-obá.php

Lendas ... obá versus ogum Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como ... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os ... Características dos filhos de Ossain.

Prece aos Orixás

centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

Eu evoco - Obaluaiê Oh! Deus das doenças. Orixá que surge, diante dos meus olhos. Na figura sofredora de Lázaro. Aquele que teve a graça de um milagre. No gesto .... ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo .

Exu Veludo

centropaijoaodeangola.com/exu-veludo.php

Também encontramos muitos médiuns de Obaluaiê e Nanã. É sem dúvida ligado à linha roxa de nossas guias de sete linhas, a linha das almas (Nanã e Obaluwaiyê). Pedaços de tecido de veludo devem ser colocados na oferenda para o EXU VELUDO ara simbolizarem algo importante como um sinal das coisas boas ...

Nanã buruquê

umbandapaijoaodeangola.com.br/nanã-buruquê.php

... presente como testemunha fidedigna das lendas. Jurar por Nanã, por parte de alguém do culto, implica um compromisso muito sério e inquebrantável, pois o Orixá exige de seus filhos-de-santo e de quem a invoca em geral sempre a mesma relação austera que mantém com o mundo.Nanã forma par com Obaluaiê.

Xangô senhor da justiça

centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/as-características-dos-filhos-de-oxóssi.php

Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de . .. Pelo sexo que é ... Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo ... Características dos ... Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo .

Altar Virtual de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-exu.php

Assim como existe altar, na umbanda e no Candomblé na quimbanda não é diferente. Esse altar ou Ronco de exu, como e conhecido pela grande maioria dos umbandistas. A foto acima representa um dos inúmeros altares de exu esparramados no solo brasileiro e além fronteiras, nesses altares são firmados ( Acendido) ...

 

Mãe Maria Conga

centropaijoaodeangola.com/mãe-maria-conga.php

Salve São Lázaro, atotô, Obaluaiê! Salve São Bartolomeu, arrobobó, Oxumaré! Salve o povo da rua, salve ..... centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque. php. Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro .

Ervas dos orixás

centropaijoaodeangola.com/ervas-dos-orixás.php

Obaluaiê (Omulu) - Hera; Canela de Velho; Assa-Peixe; Erva-de-Passarinho; Levante ou Alevante; Jurubeba; Manjericão Roxo; Camomila; Babosa; Mamona Branca; Aroeira; Jamelão; Carnaúba, entre outras. Yemanjá - Manjericão ... Uma lenda explica a divisão das suas folhas com os outros orixás: "Ossain havia ...

Yansã

centropaijoaodeangola.com/yansã.php

É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaiê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma . Comanda também a falange dos Boiadeiros. Duas lendas se formaram, a primeira é que Iansã não cortou completamente relação com o ex-esposo e ...

Tudo sobre os filhos de Oxossi

centropaijoaodeangola.com/tudo-sobre-os-filhos-de-oxossi.php

Lendas de oxossi Como Oxossi Virou Orixá Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; ...

Omulu

centropaijoaodeangola.com/omolu.php

Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado, mas dizem que dele deve-se manter uma certa distância. Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua ...

Pontos Riscados na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/pontos-riscados-na-umbanda.php

Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das ... Pontos de Obaluaiê/ omulu. Giras de Umbanda. centropaijoaodeangola.com/giras-de-umbanda.php. A gira é um ritual mágico utilizado na umbanda para a manifestação dos espíritos .

Lendas de Ogum

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ogum.php

LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ... Centro Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php. Caso você deseja conhecer os Orixás. Digite na caixa de busca. Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/  ...

Cabocla jurema

centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força e agilidade e manejo das armas e da ciência da mata, se tornara uma lenda por todo continente; onde contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria mãe Divina encarnada.

Pontos Cantados mp3 Orixás

centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

Obaluaiê/Omolu. centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php. Pontos de Obaluaiê/ omulu. ... centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php. Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Oferenda de ...

Site mapa

umbandapaijoaodeangola.com.br/sitemap.php

Aqui você vai encontrar: Orações diversas, Salmos, Fundamentos da Umbanda, Textos de Umbanda, textos de Auto ajuda , lendas e histórias dos Orixás. Sobre Ogum, Oxum, Oxossi, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Exu, Nanã de buruke, Omulu, Obaluaiê, Obá, Logun Edê, Oxumare, Altares Virtuais. Mensagens de Guias e ...

Altar Virtual dos Orixás

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-dos-orixás.php

Em diversas culturas, acender velas é um ato sagrado, que expressa mais do que as palavras podem expressar. Tem a ver com gratidão. Desde todos os tempos as pessoas acendem velas em locais sagrados. Faça deste cantinho o seu Altar Sagrado, comece ou termine o dia agradecendo ou pedindo alguma graça, ...

Características dos filhos de Oxalá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxalá.php

Lenda de Oxaguian: Oxaguian (forma Jovem de Oxalá), filho de Oxalufã, valente e guerreiro, desejava ter um reino a qualquer custo. Dois reinos vizinhos .... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaiê. Durante as consultas são sérios, reservados ... A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano” o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado ...

O Médico dos Médicos

centropaijoaodeangola.com/o-médico-dos-médicos.php

O Médico dos Médicos. Boa noite a todos! Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade! Deus é esse médico, o médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por ...

Características dos Filhos de Orixás

centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase . ... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

Altar Virtual de ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-ogum.php

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo .... Sobre Ogum, Oxum, Oxossi, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Exu, Nanã de buruke, Omulu, Obaluaiê, Obá, Logun Edê, Oxumare, Altares Virtuais.

Padê para Exu

centropaijoaodeangola.com/padê-de-exu.php

Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras .. . Oferenda de omulu. centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-omulu.php. De tudo o que você for ofertar a, Omulú tira um pouco e oferece também à esquerda.

Yemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/yemanjá.php

20 ago. 2017 ... Lenda tira do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001 Olodumare fez o mundo e repartiu entre os Orixás vário poderes, dando a cada um reino para cuidar ... Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê /Obá/Erês/Tempo/Exu/ Ossaim/Ewá. Se deseja uma busca mais ...

Giras de Umbanda

centropaijoaodeangola.com/giras-de-umbanda.php

Giras de Umbanda · Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · Exu Marabô · História de Iansã · Defumação de Limpeza e Descarrego · Banho de Preto velho · História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum · Lendas de Xangô · Lendas de ...

Xangô

centropaijoaodeangola.com/orixá-xango.php

Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

Altar na Umbanda

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-na-umbanda.php

Pontos Riscados de Exu ... Altar de Oxum · Altar de Exu. Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site. Obaluaiê/Omolu. centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php. Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das .

Os Médiuns são Parceiros

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-médiuns-são-parceiros.php

Lendas do Orixá Omulu / Obaluaê Era um guerreiro terrível que, seguido de suas tropas, percorria o céu e os quatro cantos do mundo. Ele massacrava sem ... Suas mulheres pediram a Orunmilá que intercedesse junto a Olodumare, mas este não perdoou Obaluaiê, que morreu em seguida. Orunmilá usando o mel de  ...

NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Lendas de Ogum

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ogum.php

    LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ... Centro Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php. Caso você deseja conhecer os Orixás. Digite na caixa de busca. Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/  ...

    Nanã de buroquê

    centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php

    Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro (lodo primordial das matérias na crosta terrestre), e soprado a vida em suas narinas por oxalá, sendo que a única restrição de Nanã foi para quando este homem ...

    Lendas de Xangô

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-xangô.php

    Lenda tirada do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001 Xangô torna -se Orixá Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres Iansã, Oxum e Obá ... Oxum cachoeiras, Iansã ventos e tempestades, Iemanjá no mar, Obaluaiê na terra, Nanã nas águas paradas e da lama dos fundos dos rios e lagos, além da .

    Oxumare

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oxumarê.php

    ... e variados destinos. É o segundo filho de Nanã, irmão de Ossaim e Omolú/ Obaluaiê, que são vinculados ao mistério da morte e do renascimento. ... O mesmo tem aparece numa outra lenda: "Este mesmo babalaô Oxumarê vivia duramente explorado por Olofin-Odudúa, o rei de Ifé, seu principal cliente. Consultava-lhe a ...

    Ogum

    centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

    Lendas de Ogum. Ogum mata seus súbditos e é transformado em Orixá. Ogum, filho de Odudua, sempre guerreava, trazendo o fruto da vitória para o reino de seu pai. Amante da liberdade das .... Nanã juntamente com Oxalá teve 4 filhos, os orixás,Omolú/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim. Nanã é dona de um cajado,  ...

    Características dos Filhos de Ibejis

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ibejis.php

    Para os filhos de Obaluaiê, Pipocão, Formigão, para os de Oxossi, Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum, Rosinha, para os de Yemanjá, Conchinha Dourada e por ai vai. As Crianças da Umbanda tem ... Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda ... O princípio da dualidade dos ...

    Características dos filhos de Yansã

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-yansã.php

    Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os . ... Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM Ogum ... perfumes junto ao passe ou mesmo após ele, para energizarem os filhos.

    Desencarnar

    centropaijoaodeangola.com/desencarnar.php

    Desencarnar. Sem dúvida, a desencarnação é um dos momentos mais dolorosos no contexto das famílias. Em realidade, não estamos preparados para a separação que ocorre com a partida de seres amados para o mundo espiritual. A lacuna deixada é sempre um motivo para grandes e intensos sofrimentos.

    Altar Virtual de Exu.

    centropaijoaodeangola.com/altar-de-exu.php

    Assim como existe os altares dedicados a santos,orixás, guias existe também o altar de exu. faça seu pedido com fé e respeito, lembrando que não se deve pedir o mal de ninguém existe a lei do retorno, que é igual pra todos.

    Os Filhos de Exu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

    Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus .... ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo .

    Centro Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/oxum-e-iansã.php

    ... marrom terracota ou ainda, rosa. De acordo com uma lenda Oyá Omo Mésàm ( a mãe dos nove filhos) derivou o nome de Iansã. Sua saudação é ... Com grande compaixão, Oxum intercede junto a Olodumare para que ele ressuscite Obaluaiê , em troca do doce mel da bela orixá. E ela garante a vida alheia também ao ...

    Preto-velho na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/preto-velho-na-umbanda.php

    centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php. Caso deseje conhecer as 7 linhas da umbanda. Digite na caixa de pesquisa: Preto-velho/ caboclo/erês/boiadeiro/marinheiro/baiano/povodágua/ciganos/exu e ... Obaluaiê/ Omolu. centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php. Obaluaiê/Omolu na Umbanda ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/

    Pai João de Angola · Página inicial · descubra seu orixá · livro de visitas · livro de visitas 2 · Cidades do Paraná · conheça nosso blog · Exu Marabô · História de Iansã · Defumação de Limpeza e Descarrego · Banho de Preto velho · História de Xangô · Conhecendo os Falangeiros de Ogum · Lendas de Xangô ...

    A história de Vovô Benedito

    umbandapaijoaodeangola.com.br/a-história-de-vovô-benedito.php

    Salve a corrente Sagrada de Preto-velho Salve Pai Benedito de Aruanda Centro ... Maria Bueno. centropaijoaodeangola.com/maria-bueno.php. ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA · Oração a Maria Bueno · Oração a Tia ... Pomba Gira Maria Mulambo - Uma História Maria mulambo era filha de ... Obaluaiê/Omolu.

    Os Caboclos na Lição de Pai João

    umbandapaijoaodeangola.com.br/os-caboclos-na-lição-de-pai-joão.php

    Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. .... Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado, mas dizem que  ...

    Características dos filhos de Iemanjá

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-iemanjá.php

    Conta a lenda que Ogum, o guerreiro, filho mais velho, partiu para as suas conquistas; Oxossi, que se encantara pela floresta, fez dela a sua morada e lá .... Os Filhos de Omolu Características dos filhos de Obaluaiê/Omolú Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os .

    Cosme e Damião

    centropaijoaodeangola.com/cosme-e-damião.php

    Cosme e Damião. Viva São Cosme e São Damião! "Esta é uma homenagem que prestamos aos dois santos, que são conhecidos por serem protetores das crianças doentes e dos médicos.Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

    Oferenda para Exu

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-exu.php

    ... Exu do Lodo (bis) Lenda de Exú do Lodo Diz a lenda, que ... Oferenda de oxossi. Oferenda de ogum. umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de- ogum.php. Comida oferenda para Ogum (melhora no trabalho, conquistas profissionais, amor, paz e ... de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/ Ossaim/Ewá.

    Altar Virtual

    centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php

    Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu ..... Sara Kali. Preto velho na Umbanda. Cabocla jurema. Omulu/ Obaluaiê. Altar virtual. Mãe Maria Conga. Boiadeiros na Umbanda. Altar Virtual de exu. O que è Caridade? Caboclo boiadeiro.

    Oxalá

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oxalá.php

    6 ago. 2017 ... Segundo as lendas, Oxalá é o pai de todos os Orixás, excetuando-se Logunedé, que é filho de Oxóssi e Oxum, e Iemanjá que tem uma filiação controvertida, ...... Sobre Ogum, Oxum, Oxossi, Iansã, Iemanjá, Xangô, Oxalá, Exu, Nanã de buruke, Omulu, Obaluaiê, Obá, Logun Edê, Oxumare, Altares Virtuais.