Lendas de Nanã Buruquê

Lendas de Nanã

Nanã fornece a lama para a modelagem do homem

Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra ainda a tentativa foi pior. Fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho-de-palma, e nada. Foi então que Nana veio em seu socorro, apontou para o fundo do lago com seu ibiri, seu ceptro e arma, e de lá retirou uma porção de lama.
Nanã deu a porção de lama a Oxalá, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nana.
Oxalá criou o homem, o modelou no barro, com um sopro de Olorum ele caminhou, com a ajuda dos orixás povoou a terra. Mas tem um dia que o homem morre e seu corpo tem que retornar à terra, voltar à natureza de Nana Buruku.
Nanã deu a matéria no começo, mas quer de volta no final tudo o que é seu.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Nanã proíbe instrumentos de metal no seu culto

A rivalidade entre Nanã Buruku e Ogum data de tempos, Ogum, o ferreiro guerreiro, era o proprietário de todos os metais, eram de Ogum os instrumentos de ferro e aço, por isso era tão considerado entre os orixás, pois dele todas as outras divindades dependiam.
Sem a licença de Ogum não haviam sacrifícios; sem sacrifício não havia orixá, Ogum é o Oluobé, o Senhor da Faca, todos os orixás o reverenciavam, mesmo antes de comer pediam licença a ele pelo uso da faca, o obé com que se abatiam os animais e se preparava a comida sacrificial.
Contrariada com essa precedência dada a Ogum, Nanã disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. "Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais", disse Ogum.
Ela aceitou o desafio e nunca mais usou a faca, foi sua decisão que, no futuro, nenhum de seus seguidores se utilizaria de objectos de metal que sacrifícios feitos a ela fossem feitos sem a faca, sem precisar da licença de Ogum.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Nanã divide o seu poder sobre os Eguns com Oxalá

Na aldeia chefiada por Nanã, quando alguém cometia um crime, era amarrado a uma árvore e então Nanã chamava os Eguns para assustá-lo.
Ambicionando esse poder, Oxalá foi visitar Nanã e deu-lhe uma poção que fez com que ela se apaixonasse por ele. Nanã dividiu o reino com ele, mas proibiu sua entrada no Jardim dos Eguns. Mas Oxalá espionou-a e aprendeu o ritual de invocação dos mortos. Depois, disfarçando-se de mulher com as roupas de Nanã, foi ao jardim e ordenou aos Eguns que obedecessem "ao homem que vivia com ela "( ele mesmo).


Quando Nanã descobriu o golpe, quis reagir mas, como estava apaixonada, acabou aceitando deixar o poder com o marido.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

...Disputa entre NANÃ BURUKU e OGUM

Nanã Buruku é uma velhíssima divindade das águas, vinda de muito longe e há muito tempo. Ogum é um poderoso chefe guerreiro que anda, sempre, à frente dos outros Imalés. Eles vão, um dia, a uma reunião. É a reunião dos duzentos Imalés da direita e dos quatrocentos Imalés da esquerda. Eles discutem sobre seus poderes. Eles falam muito sobre obatalá, aquele que criou os seres humanos. Eles falam sobre Orunmilá, o senhor do destino dos homens. Eles falam sobre Exú: "Ah! É um importante mensageiro!" Eles falam muita coisa a respeito de Ogum. Eles dizem: "É graças a seus instrumentos que nós podemos viver. Declaramos que é o mais importante entre nós!"

Nanã Buruku contesta então: "Não digam isto. Que importância tem, então, os trabalhos que ele realiza?" Os demais orixás respondem: "É graças a seus instrumentos que trabalhamos pelo nosso alimento. É graças a seus instrumentos que cultivamos os campos. São eles que utilizamos para esquartejar." Nanã conclui que não renderá homenagem a Ogum. "Por que não haverá um outro Imalé mais importante?" Ogum diz: "Ah! Ah! Considerando que todos os outros Imalés me rendem homenagem, me parece justo, Nanã, que você também o faça."

Nanã responde que não reconhece sua superioridade. Ambos discutem assim por muito tempo. Ogum perguntando: "Voce pretende que eu não seja indispensável?" Nanã garatindo que isto ela podia afirmar dez vezes. Ogum diz então: "Muito bem! Voce vai saber que eu sou indispensável para todas as coisas." Nanã, por sua vez, declara que, a partir daquele dia, ela não utilizará absolutamente nada fabricado por Ogum e poderá, ainda assim, tudo realizar. Ogum questiona: "Como voce fará? Voce não sabe que sou o proprietário de todos os metais? Estanho, chumbo, ferro, cobre. Eu os possuo todos." Os filhos de Nanã eram caçadores. Para matar um animal, eles passaram a se servir de um pedaço de pau, afiado em forma de faca, para o esquartejar. Os animais oferecidos a Nanã são mortos e decepados com instrumentos de madeira. Não pode ser utilizada a faca de metal para cortar sua carne, por causa da disputa que, desde aquele dia, opôs Ogum a Nanã.

Características dos filhos de Nana Burukú

Os filhos de Nana são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento de suas tarefas que chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza. As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar seus afazeres, gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós. São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Podem apresentar precocemente problemas de idade, como tendência a viver no passado, de recordações, apresentar infecções reumáticas e problemas nas articulações em geral.

As pessoas de Nana podem ser teimosas e ranzinzas, daquelas que guardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão. Porém agem com segurança e majestade. Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões as mantêm sempre no caminho da sabedoria e da justiça.

Embora se atribua a Nana um caráter implacável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam. São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, um comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.

Dia de Nanã e seu sincretismo

O dia de Nanã é comemorado na mesma data de Santa Ana, ou Sant’Ana, em 26 de julho. E o seu dia da semana é a terça-feira.

Por ser a Orixá mais velha, Nanã se sincretiza com esta Santa, a avó de Jesus Cristo. Ambas simbolizam a força da natureza feminina na criação divina.
Cores de Nanã

As principais cores de Nanã são: Anil, Lilás e Branco. Na maioria de suas representações, Nanã está sempre com alguma dessas cores em suas vestimentas ou adornos.

NANÃ


Nanã é divindade mais antiga das águas doces.

É a que dá vida e sobrevivência. Nanã é o principio o meio e o fim; o nascimento a vida e a morte.

A energia deste Orixá é usada em problemas espirituais como obsessores e miasmas e também em cirurgias.


Dia da semana: terça-feira
Dia de comemoração: 26 de Julho
Cor: Roxo e preto (Umbanda) ou branco rajado com azul marinho (Candomblé)

Metal: Platina, ouro branco e chumbo
Símbolo: Uma espécie de bengala chamada IBIRI.
Elemento: Água e Terra
Astro regente: Saturno
Flores: Palmas roxas, dálias
Velas: Roxas ou lilás
Doces: Calda de figo
Comidas: Caruru bem temperado e folha de mostarda com arroz
Bebidas: Suco de uva rosada, champagne rose
Ervas: Gervrão roxo, viuvinha, quaresmeira, folha da costa, vassourinha
Sincretismo: Sant'Ana
Pedra: Ametista
Local de oferenda: Beira de lagos, pântanos e cemitérios
Saudação: SALUBÁ NANÃ!

 

Quem é Iansã?

centropaijoaodeangola.com/quem-é-iansã.php

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php ... Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog. OS FILHOS DE EXÚ. O tipo psicológico do filho de EXU tem as seguintes características: É robusto, ágil, ... Lendas de Omulu. centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php. Mas a ajuda não dá muito certo, ...

Mãe Maria Conga

centropaijoaodeangola.com/mãe-maria-conga.php

Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro . ... Oração aos Pretos Velhos e Pretas Velhas (Vovó Maria Conga de Aruanda e Pai ... à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece.

Lendas de Oxossi

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxossi.php

No Brasil, foi a ela atribuido o reino dos mares, pois segundo a lenda era ela ... Os Filhos de Exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php ... ogum · Banho de Oxum · Banhos de xangô · Banhos de Iemanjá · Banhos de Oxossi · Banhos de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog.

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-yansã.php

Oferendas para Nanã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã- buruquê. php. Sugestões de oferenda para a Orixá ... Pombagira Rosa .... Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos .... da Noite · Como fazer uma Oração á Pomba Gira · Pomba gira Rosa Caveira ... Altar dos Orixás .

Saudações Usadas na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/saudações-usadas-na-umbanda.php

Cores: Vermelho e branco, Marrom e branco Cor da Vela: Marrom Dia da semana: Quarta-feira Nanã Buruquê – A mais velha dos Orixás. Saudação: Saluba Nanã! – (Salve a Mãe das Águas calmas). Cores: Lilás, Roxo Cor da Vela: Lilás, Roxo Dia da semana: Domingo Oxum – Orixá do amor, da fertilidade e maternidade.

Oferenda de omulu

centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-omulu.php

Nessa festividade, todos os Orixás participam, com exceção de Xangô e principalmente Osanyin , Oxumarê , Nanã e Yewá , que são de sua família. Oyá tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barracão de festas a esteira , sobre a qual serão colocadas as comidas. Olubajé é ritual ...

Obaluaiê/Omolu

centropaijoaodeangola.com/omulu-obaluaie.php

Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado, mas dizem que dele deve-se manter uma certa distância. Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua ...

Lendas de Ewá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ewá.php

Lendas de Ewá. Ewá Ewá é escondida por seu irmão Oxumaré. Filha de Nanã também é Ewá. Ewá é o horizonte, o encontro do céu com a terra. É o encontro do céu com o mar. Euá era bela e iluminada, ..... centropaijoaodeangola.com/ oferendas-a-nanã-buruquê.php. Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda ...

Banho de descarrego

centropaijoaodeangola.com/banho-de-descarrego.php

Saudemos Nanã Buruquê. Se o rio for bem movimentado com corredeiras, a energia da água é energética, equilibradora e reparadora. Saudemos Mamãe Oxum. ÁGUA MINERAL Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chakras desobstruindo-os e equilibrando- os. Utilizada para a ...

Lendas de Obaluaiê

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obaluaiê.php

Nanã buruquê. umbandapaijoaodeangola.com.br/nanã-buruquê.php ... presente como testemunha fidedigna das lendas. Jurar por Nanã, por parte de alguém do culto, implica um compromisso muito sério e inquebrantável, pois o Orixá exige de seus filhos-de-santo e de quem a invoca em geral sempre a mesma relação ...

Oferendas de xangô

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-xangô.php

Xangô um dos Orixás mais temidos pelo fato de ser Ele o determinador da Justiça e quem ativa a Lei em nossas vidas, fazendo valer o ponto que diz “quem deve paga e quem merece recebe”. Portanto, oferendar Xangô é muito forte e muito especial, é nesse momento que devemos baixar nossas cabeças e permitir que ...

Altar Virtual de ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-ogum.php

Altar de Ogum CLIQUE EM UM SANTO PARA ACENDER UMA VELA ! Em diversas culturas, acender velas é um ato sagrado, que expressa mais do que as palavras podem expressar. Tem a ver com gratidão. Desde todos os tempos as pessoas acendem velas em locais sagrados. Faça deste cantinho o seu Altar Sagrado ...

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/nomes-de-preto-velhos.php

Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece. Amém! Amado(a) Preto(a) Velho(a), De joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que através do meu lado sagrado, vós possa auxiliar-me e ...

Pomba Gira dama da Noite

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-dama-da-noite.php

www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-da-noite.php. Pomba-gira Rosa da Noite A Pombagira Rosa da noite é responsável por proteger as pessoas viciadas em álcool e drogas em geral, do assédio de entidades ... Oferendas para Nanã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê. php.

Altar de Oxum

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-oxum.php

Altar de Oxum Em diversas culturas, acender velas é um ato sagrado, que expressa mais do que as palavras podem expressar. Tem a ver com gratidão. Desde todos os tempos as pessoas acendem velas em locais sagrados. Faça deste cantinho o seu Altar Sagrado, comece ou termine o dia agradecendo ou pedindo ...

Oferenda de Yansã

centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-yansã.php

centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php. Sugestões de oferenda para a Orixá Nanã Oferenda 1 3 Batatas doces roxas ... Oferenda 2 Folhas de repolho roxo para forrar o chão 7 Velas lilás 7 Ameixas ... Altar Virtual de Yansã · Nomes de Preto velhos · Características dos filhos de ... Oferenda para Exu.

Ogum e Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php

ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo desbravamento, pelo desmatar e o criar de novos caminhos, pela expansão imperialista do reino, enquanto Exú é o senhor da força (axé) que percorre os caminhos.

Nomes de Marinheiros na Umbanda

centropaijoaodeangola.com/nomes-de-marinheiros-na-umbanda.php

Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá ( Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos ...

Os Filhos de Omolu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php

Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros. Os Filhos ... Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de . .. também é igual ao nome do Orixá feminino Oxum, a senhora da água doce. .... Banhos de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog.

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/oxum-e-iansã.php

Lendas de Iansã com Ogum · Pontos cantados de Pomba-gira em Videos . Ogum Rompe Mato. umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php. Diz-se que é Iemanjá quem segura a cabeça do rescem nascido, na hora do parto. Dessa Linha, também estão as Orixás: Oxum, Nanã e algumas Iansãs. Apesar que ...

 

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php

Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, ...

Orações

centropaijoaodeangola.com/orações.php

Que tua áurea bendita continue protegendo e vibrando bondade. De paz e saúde sobre aqueles que te ajoelham suplicando aos seus pés. Dai-nos a tua proteção pura e conforto da alma. Suplico nesta mensagem porque creio em teu poder imenso assim seja. Minha mãe querida Iemanjá. ORAÇÃO DA NANÃ BURUQUE

Altar Virtual

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php

Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um ..... Banhos de Oxossi · Banhos de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite ... Oração a Pai João de Angola ... Pontos Riscados de Exu ... Altar de ...

lendas de Exu

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-exu.php

centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php ... conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos ... Nanã, senhora de muitos búzios, que simbolizam fecundidade, riqueza e morte. ... Oferenda de oxossi. Oferendas umbanda. centropaijoaodeangola.com/ oferendas-umbanda.php.

Ogum Beira Mar

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-beira-mar.php

Essa entidade toma conta das praias, onde há a arrebentação das ondas, é ele que encaminha os pedidos feitas a mãe Iemanjá, pois como nas lendas dizem, " Ogum mora no mar", portanto é lá que seu Ogum Beira-Mar trabalha Quando estão em terra as Entidades desta linha são sempre eretas,com uma postura um  ...

Oferenda de boiadeiro

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-boiadeiros.php

Oferendas para Nanã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê. php. Sugestões de oferenda para a Orixá Nanã Oferenda 1 3 Batatas doces roxas ... Oferenda 2 Folhas de repolho roxo para forrar o chão 7 Velas lilás 7 Ameixas ... boiadeiros--características-nomes--imagens · Ser Dirigente Espiritual é fácil .

Pontos Cantados mp3 Orixás

centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

Clique em dowload Para baixar: pontos de NANÂ DE BURUQUE Clique em dowload Para baixar: pontos de OBÁ. Clique em dowload Para ... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Oferenda de Marinheiros.

Exu Veludo

centropaijoaodeangola.com/exu-veludo.php

Também encontramos muitos médiuns de Obaluaiê e Nanã. É sem dúvida ligado à linha roxa de nossas guias de sete linhas, a linha das almas (Nanã e Obaluwaiyê). Pedaços de tecido de veludo devem ser colocados na oferenda para o EXU VELUDO ara simbolizarem algo importante como um sinal das coisas boas ...

Oferendas umbanda

centropaijoaodeangola.com/oferendas-umbanda.php

Ebô para Nanã. Ingredientes: - 500g. de quirerinha branca - 01 côco - azeite de oliva. Modo de preparo: Cozinhe a quirerinha com bastante água para que ela fique meio "papa", tempere com oliva, coloque em uma tigela de louça, descasque , rale o côco com ele cubra a quirerinha.

Banhos de Oxalá

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxalá.php

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php ... Banhos de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog. Os Filhos de Omolu. ..... BANHO DE OXUM Ache um tempinho para cuidar de si mesma e relaxar com o .. . LENDAS: (1) Certa vez, numa festa de Oxalá, as sacerdotisas dos vários orixás.

visite nosso Blog

umbandapaijoaodeangola.com.br/visite-nosso-blog.php

ogum · Banho de Oxum · Banhos de xangô · Banhos de Iemanjá · Banhos de Oxossi · Banhos de Oxalá · Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog. Cosme e Damião. centropaijoaodeangola.com/cosme-e-damião.php. Segundo algumas lendas, Iansã-Oiá, em passado distante foi homem, e tornou- se mulher em ...

Pai João

umbandapaijoaodeangola.com.br/pai-joao.php

17 ago. 2017 ... Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/ Erês/Tempo/Exu/ Ossaim/Ewá. Se deseja uma busca mais aprofundada: Digite na caixa de Busca: Exemplo: Oferenda de ... Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça.

Altar Virtual dos preto velhos

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-dos-preto-velhos.php

lendas de yansã · LENDAS DE OXUM · LENDAS DE IEMANJÁ · LENDAS DE LOGUN EDÉ · LENDAS DE NANÃ · O PASSE NA UMBANDA · faz caridade fio · Mensagens de Preto Velho Pai Jeronimo · História de um Preto-velho · Ensinos de Pretos Velhos · MENSAGEM DE PRETO VELHO · Oferenda ao Caboclo Boiadeiro

Histórias de vovó Luiza.

umbandapaijoaodeangola.com.br/histórias-de-vovó-luiza.php

Salve Vovó Luiza!!! Adorei as Almas!!! Andei por muitos lugares, por muitas estradas de terra cheias de buracos, empoeiradas que com o calor do sol dificultava ainda mais o meu caminhar. Há muito tempo não chovia e essas estradas eram de terra socada, com pedrinhas que machucavam bastante os meus pés, pois eu ...

Orações

umbandapaijoaodeangola.com.br/oracões.php

Deus salve as Chuvas de Nanã, que trazem o peso da responsabilidade, afastando os ociosos e oportunistas! Deus salve o Cajado de ...... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Caso deseje conhecer as 7 ...

Ogum Rompe Mato

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php

Dessa Linha, também estão as Orixás: Oxum, Nanã e algumas Iansãs. Apesar que as .... ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo . .. Ogum Rompe ... centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php.

Os Filhos de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

OS FILHOS DE EXÚ O tipo psicológico do filho de EXU tem as seguintes características: É robusto, ágil, dinâmico, incansavel, transborda vitalidade. Ë grande amigo dos prazeres da vida, guloso, estä sempre com fome e bebe bastante. E por isso que ninguém do CANDOMBLË deve beber nada sem antes jogar no chão ...

Oferenda a tranca Rua das almas

www.centropaijoaodeangola.com/oferenda-a-tranca-rua-das-almas.php

centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php. Oferendas para Nanã Nanã aprecia flores de cores lilás, seu símbolo é a chuva, trabalha na energia de pedras ametistas e na energia do número 13. Rege os ... Oferenda de Marinheiros. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro.php. Oferenda de ...

Exu Morcego

umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-morcego.php

... Banhos de Iansã · Nanã buruquê · Visite nosso Blog. O Exu Morcego é um senhor da magia, um verdadeiro bruxo que é muito importante nos trabalhos de desobsessão. Todos os Exus que receberam a missão de trabalhar nas esferas mais baixas das trevas da ignorância humana são grandes iniciados conhecedores ...

Maria Padilha

umbandapaijoaodeangola.com.br/maria-padilha.php

ORAÇÃO À POMBA GIRA. Senhora Pomba Gira, que atua na luz e na lei do nosso Divino Criador; Nós te pedimos para que com vossas forças e irradiações divinas a Senhora nos ajude, esgotando em nós todos os vícios que fazem mal à nossa alma, nosso espírito e nosso corpo. Que não sejamos atormentados e ...

NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Oferendas para Nanã

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php

    Sugestões de oferenda para a Orixá Nanã Oferenda 1 3 Batatas doces roxas cozidas sem casca 1 Água mineral 3 Colheres de sopa de mel 1 Flor Hortênsia lilás ou roxa 3 Velas lilás ... Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos .

    Nanã de buroquê

    centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php

    Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos materiais, foi feito do barro (lodo primordial das matérias na crosta ... Texto: web page Candomblé o mundo dos Orixás Nanã Buruquê representa a junção daquilo que foi criado por Deus.

    Lendas de Nanã Buruquê

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-nanã.php

    Lendas de Nanã. Nanã fornece a lama para a modelagem do homem. Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ...

    Lendas de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

    Lendas de Omulu Lenda de Omolu Houve uma festa e todos os Orixás estavam presentes. Menos Omolu que ficara do lado de fora. Ogum pergunta por que o irmão não vem e Nanã responde que é por vergonha de suas feridas causadas pelas doenças. Ogum resolve ajudá-lo e o leva até a floresta onde tece para ele  ...

    Nanã buruquê

    umbandapaijoaodeangola.com.br/nanã-buruquê.php

    Por isso está sempre presente como testemunha fidedigna das lendas. Jurar por Nanã, por parte de alguém do culto, implica um compromisso muito sério e inquebrantável, pois o Orixá exige de seus filhos-de-santo e de quem a invoca em geral sempre a mesma relação austera que mantém com o mundo.Nanã forma par ...

    Lendas de Iansã com Ogum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

    Lendas de Iansã com Ogum O ENCONTRO E O CASAMENTO COM OGUM Ogum foi um dia caçar na floresta. Ele ficou na espreita e viu um búfalo vindo em sua direção. Ogum avaliou logo a distância que os separava e preparou-se para matar o animal com a sua espada. Mas viu o búfalo parar e, de repente, baixar a  ...

    Prece aos Orixás

    centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

    Ser infinito como a sabedoria de Nanã. … Ter a doçura das águas de Oxum. … E as forças dos mares de Yemanjá. … Ter a alegria do gargalhar dos Exús. … E a boa esperteza do Malandro Zé Pilintra. … Ser humilde e paciente como meus Preto >Velhos. … Carregar a lealdade dos amigos Caboclos. … Ter o equilíbrio  ...

    Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php. Sugestões de oferenda para a Orixá Nanã Oferenda 1 3 Batatas doces roxas cozidas sem casca 1 Água mineral 3 Colheres de sopa de mel 1 Flor Hortênsia ... Batismo na Umbanda. centropaijoaodeangola.com/batismo-na-umbanda.php. Na Umbanda temos a ...

    Ogum

    centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

    Menu Rápido, click no link abaixo, o tema que deseja ver: Lendas de Ogum Clique Aqui. Falanges de Ogum Clique Aqui. Cacique Cobra Coral. Exu e pomba-gira. nanã de buruque. Oxossi. Ogum é o orixá da guerra, da coragem, o protetor dos templos, das casas, dos caminhos. Ogum precede os outros orixás, vindo logo ...

    Oferenda de Marinheiros

    centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro.php

    Oferenda de Marinheiros Os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade. Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos. As Entidade de Marinheiro trabalham na ...

    o uso das velas

    centropaijoaodeangola.com/o-uso-das-velas.php

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php. As oferendas são sempre acompanhadas de água mineral, velas brancas ou lilás, veja alguns exemplos: 1) Flor de Nanã: Fazer uma flor com massa de batata ... Dicionário na Umbanda. centropaijoaodeangola.com/dicionario-de-umbanda.php. Usada para  ...

    Oxossi

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oxossi.php

    Lendas De Oxossi Como Oxossi Virou Orixá Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de ..... CABOCLAS DE NANÃ Assucena, Inaíra, Juçanã, Janira, Juraci, Luana, Muiraquitan, Sumarajé, Xista, Paraguassú, etc. CABOCLAS DE ...

    Oxumare

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oxumarê.php

    O mesmo tem aparece numa outra lenda: "Este mesmo babalaô Oxumarê vivia duramente explorado por Olofin-Odudúa, o rei de Ifé, seu principal cliente. Consultava-lhe a sorte, de quatro em ... pura e não gosta de ver seu reino sujo. Oferendas para Nanã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê. php.

    Oxum

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oxum.php

    Quem é Oxum? Oxum é o Orixá da fertilidade. Simboliza o amor, a união e o casamento. Seu elemento é a água doce e está presente nos rios, lagos, fontes, cachoeiras e regatos. O dia da semana consagrado a Ela é o sábado. Ela protege as mães e as crianças, cuidando de nutrir, zelar e proteger todos que necessitam ...

    Omulu

    centropaijoaodeangola.com/omolu.php

    Obaluaiê/Omolu na Umbanda Cura de Doenças, Saúde, Vida e Morte Omulu ou Obaluaiê, também conhecido como o Orixá das doenças ou da varíola e outras doenças contagiosas, é muito respeitado, mas dizem que dele deve-se manter uma certa distância. Obaluaiê é a forma jovem do Orixá, enquanto Omulu é a sua ...

    Cabocla jurema

    centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

    Conta a Lenda, que o Caboclo Huascar voltou a Terra do Sol e fundou um império nas montanhas andinas e mandou erguer um templo chamado Matchu Pitchu em homenagem a Jurema, onde, só as ... Cabocla Jurema Mestra, com ligação direta a Nanã Buruquê e Oxóssi tendo sua irradiação ao Caboclo Araúna.

    A história de Vovô Benedito

    umbandapaijoaodeangola.com.br/a-história-de-vovô-benedito.php

    centropaijoaodeangola.com/nanã-de-buroque.php ... faz com que retornem ao seu elemento de origem, para mais tarde, renascerem na Terra, formando ... Entender Nanã é entender o destino, a vida e a trajetória do homem sobre a terra, pois Nanã é a História. ... A história de vovó Benedito. Prece ao Pai João da Mata.

    Dicionário na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/dicionario-de-umbanda.php

    Abaçá – Templo, tenda, terreiro de Umbanda. Abacê- Cozinheira que prepara as comidas de Santo, no culto Gegê. Abadá - É o nome dado a uma túnica larga e de mangas compridas, usada nos terreiros pelos homens. Abalá- Comida muito semelhante ao acarajé. Abaô- Quer dizer um iniciando do sexo masculino, ...

    Yemanjá

    umbandapaijoaodeangola.com.br/yemanjá.php

    20 ago. 2017 ... Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de ... Lenda tira do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001 Olodumare fez o mundo e repartiu entre os Orixás vário poderes, dando a cada um ...

    Lendas de Yansã Oyá

    centropaijoaodeangola.com/lendas-de-iansã-oyá.php

    Comida: canjica amarela ... Oferendas umbanda. centropaijoaodeangola.com/ oferendas-umbanda.php. Clique no link abaixo das Imagens para abrir a página da ofrnda desejada. Oferenda de Ogum. oferenda de oxum. Oferenda de OXOSSI. Oferenda de NANÃ de Buruque. Oferenda de Yansã. Oferenda de Yemanjá.