Lendas de Ewá

Lendas de Ewá

Ewá
Ewá é escondida por seu irmão Oxumaré


Filha de Nanã também é Ewá. Ewá é o horizonte, o encontro do céu com a terra. É o encontro do céu com o mar. Euá era bela e iluminada, mas era solitária e tão calada. Nanã, preocupada com sua filha, pediu a Orunmilá que lhe arranjasse um amor, que arranjasse um casamento para Ewá. Mas ela desejava viver só, dedicada à sua tarefa de fazer criar a noite no horizonte, mandando sol com a magia que guarda na cabeça adô. Nanã porém, insistia em casar a filha.

Ewá pediu então ajuda a seu irmão Oxumarê. O Arco-Íris escondeu Ewá no lugar onde termina o arco de seu corpo. Escondeu Ewá por trás do horizonte e Nanã nunca mais pôde alcançá-la. Assim os dois irmãos passaram a viver juntos, lá onde o céu encontra a terra. Onde ela faz a noite com seu adô.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Ewá livra Orunmilá da perseguição da morte.

Orunmilá era um babalaô que estava com um grande problema. Orunmilá estava fugindo da morte, de Icu, que o queria pegar de todo jeito. Orunmilá fugiu de casa para se esconder. Correu pelos campos e ela sempre o perseguia obstinada. Correndo e correndo, Orunmilá chegou ao rio. Viu uma linda mulher lavando roupa. Era Ewá lavando roupa junto à margem. "Por que corres assim, senhor? De quem tentas escapar?" Orunmilá só disse: "hã, hã". Foges da morte? Adivinhou Ewá. "Sim", respondeu ele.

Ewá então o acalmou. Ela o ajudaria. Ewá escondeu Orunmilá sob a tábua de lavar roupa, que na verdade era um tabuleiro de Ifá, com fundo virado para cima.E continuou lavando e cantando alegremente. Então chegou Icu, esbaforida. Feia, nojenta, moscas envolvendo-lhe o corpo, sangue gotejando pela pele, um odor de matéria putrefata empestando o ar. A morte cumprimentou Ewá e perguntou por Orunmilá. Ewá disse que ele atravessara o rio e que àquela hora devia estar muito, muito longe, muito alem de outros quarenta rios.

Ewá tirou Orunmilá de sob a tábua e o levou para casa são e salvo. Preparou um cozido de preás e gafanhotos servido com inhames bem pilados. À noite Orunmilá dormiu com Ewá e Ewá engravidou. Ewá ficou feliz pela sua gravidez e fez muitas oferendas a Ifá. Ewá era uma mulher solteira e Orunmilá com ela se casou. Foi uma grande festa e todos cantavam e dançavam. Todos estavam felizes. Ewá cantava: "Orunmilá me deu um filho". Orunmilá cantava: "Ewá livrou-me da morte". Todos cantavam: "Ewá livra de Icu". Todos cantavam: "Ewá livra de Icu".

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

Ewá se desilude com Xangô e abandona o mundo dos vivos.

Ewá filha de Obatalá, viva enclausurada em seu palácio. O amor de Obatalá por ela era possessivo. A fama de sua beleza chagava a toda parte, inclusive aos ouvidos de Xangô. Mulherengo como era, Xangô planejou seduzir Ewá. Empregou-se no palácio para cuidar dos jardins. Um dia Ewá apareceu na janela e deslumbrou-se com o jardineiro. Ewá nunca vira um homem assim tão fascinante.

Xangô deu muitos presentes a Ewá. Deu-lhe uma cabaça enfeitada com búzios, com uma obra por fora e mil mistérios por dentro, um pequeno mundo de segredos, um adô. E Ewá entregou-se a Xangô. Ele fez Ewá muito infeliz até que ela renegou sua paixão.

Decidiu se retirar do mundo dos vivos e pediu ao pai que a enviasse a um lugar distante, onde homem algum pudesse vê-la novamente. Obatalá deu então a Ewá o reino dos mortos, que os vivos temem e evitam. Desde então é ela quem domina o cemitério. Ali ela entrega a Oyá os cadáveres dos humanos, os mortos que Obaluaê conduz a orixá Oco, e que orixá Oco devora para que voltem novamente à terra, terra de Nanã de que foram um dia feitos. Ninguém incomoda Ewá no cemitério.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

… o rio

Havia uma mulher que tinha dois filhos, aos quais amava mais do que tudo. Levando as crianças, ela ia todos os dias à floresta em busca de lenha, lenha que ela recolhia e vendia no mercado para sustentar os filhos. Ewá, seu nome era Ewá e esse era seu trabalho, ia ao bosque com seus filhos todo dia.

Uma vez, os três estavam no bosque entretidos quando Ewá percebeu que se perdera. Por mais que procurasse se orientar, não pôde Ewá achar o caminho de volta. Mais e mais foram os três se embrenhando na floresta. As duas crianças começaram a reclamar de fome, de sede e de cansaço. Quanto mais andavam, maior era a sede, maior a fome. As crianças já não podiam andar e clamavam à mãe por água. Ewá procurava e não achava nenhuma fonte, nenhum riacho, nenhuma poça d’água. Os filhos já morriam de sede e Ewá se desesperava.
Ewá implorou aos deuses, pediu a Olodumare. Ela deitou-se junto aos filhos moribundos e, ali onde se encontrava, Ewá transformou-se numa nascente d’água. Jorrou da fonte água

cristalina e fresca e as crianças beberam dela. E a água matou a sede das crianças. E os filhos de Ewá sobreviveram. Mataram a sede com a água de Ewá.
A fonte continuou jorrando e as águas se juntaram e formaram uma lagoa. A lagoa extravasou e as águas mais adiante originaram um novo rio.

Era o rio Ewá, o Odô Ewá.

LENDAS:

(1) Depois do nascimento de Omolu, Nanan teve dois filhos gêmeos. Um deles é Oxumaré; o outro é Euá. De acordo com a maldição que caiu sobre Nanan, Oxumaré se tornou a serpente do arco-íris, ficando com todas as cores; para Euá restou o branco e por isso ela ficou governando a chuva que provoca as enchentes e a lua cheia que fz com que as chuvas sejam mais fortes. Mas ela ficou livre da maldição e, por isso, é o Orixá da beleza e da alegria

(2) Conta-se uma lenda, que Yewá era esposa de Omulu, e era esteril, não podendo conceder um filho ao seu grande amado, sofrendo muito por isso.

Em uma bela tarde, a dona dos horizontes, estava-se a deleitar as margens de um rio, juntamente com suas serviçais que lavavam vários Alás (panos brancos). Derepente, surge de dentro da floresta a figura de uma pessoa, que corria muito e muito assustado.

- Como ousas enterromper o deleite da mulher de Omulu, quem es você ? - indagou Yewá, sobre a irreverencia do rapaz.

- Ewa ! não era minha intenção interromper tão sagrado ato, oh esposa de Omulu ! Porém Ikú (a morte), persegue-me a vários dias e preciso escapar dela, pois tenho ainda um grande destino a seguir. Peço sua ajuda Yewá, peço que me escondas para que Ikú não me pegue ?!

- Gostei de você e vou ajuda-lo, esconda-se sobre os Alás que minhas serviçais estão a lavar, e eu despistarei Ikú de seu caminho.

E assim foi feito, o jovem rapaz pos a se esconder sobre os panos brancos e a se esconder de Ikú. Alguns minutos se passaram, e eis que aparece Ikú. A morte !

- Como ousas adentrar aos dominios de minha morada, quem es tú ? Pergunta Ewa com ar de indignada.

- Sou Ikú, e entro onde as pessoas menos esperam, entro e carrego comigo, dezenas, centenas e até milhares de pessoas ! Porém hoje estou a procurar um jovem rapaz, que esta a me escapar a dias, você o viu passar por aqui ? Perguntou Ikú para Yewá.

- Eu o vi sim Ikú, ele foi naquela direção. - Ewa apontava para um direção totalmente oposta ao das suas aldeãs, que estavam a esconder o jovem rapaz.

Ikú agradeceu e seguiu pelo caminho indicado. Sendo assim, o rapaz pode se desvazer de seu escoderijo e agradeceu Yewá.

- Ewa, agradeço sua ajuda, terei tempo agora, de proceguir meu caminho. Sou um grande adivinho, e em sinal de minha gratidão, apartir de hoje presenteio-lhe com o dom da adivinhação.

- Ewa, agradeceu o presente dado pelo rapaz, que já havia se virado par ir embora, quando retornou e falou a Yewá.

- Sim eu sei, você não pode ter filhos, pois lhe dou isso também, apartir de hoje poderá ter filhos e alegrar ao seu marido. Então Yewá, agradeceu novamente muito contente e perguntou ao jovem rapaz.

- Qual é seu nome ?

E o rapaz respondeu...

- Meu nome é Ifá !

(3) Ewá era uma linda mulher que morava num reino distante de ifé. Com seu jeito de princesa, causava admiração por onde passava. Vivia as margens de um rio e podia invocar as forças dos ventos e das chuvas para favorecer as colheitas. Um dia, quando se banhava no rio, um arco-íris se formou diante dela. A imensidão da luz impressionou ewá, a qual sentiu que alguém a protegia e envolvia. Correu para contar aos outros habitantes da região o que presenciara, mas, assim que deixou a água, olhou para trás e viu que o arco-íris desaparecera, restando apenas algumas moedas no local. No outro dia, a cena se repetiu. Ela seguiu então em direção ao rio para ver onde terminava o arco-íris. Nadou por três dias o três noites, ate chegar à outra ponta. Lá havia uma coroa de ouro, que ewá, cheia da curiosidade, tomou nas mãos. Então oxumaré, o orixá da riqueza, apareceu diante dela, dizendo-se encantado com sua beleza. Ewá se apaixonou pelo deus e pediu-lhe que a transformasse numa orixá. Assim transformou-se numa cobra, vivendo para sempre com oxumaré.

 

Lendas de Ewá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ewá.php

Lendas de Ewá. Ewá Ewá é escondida por seu irmão Oxumaré. Filha de Nanã também é Ewá. Ewá é o horizonte, o encontro do céu com a terra. É o encontro do céu com o mar. Euá era bela e iluminada, mas era solitária e tão calada. Nanã, preocupada com sua filha, pediu a Orunmilá que lhe arranjasse um amor, que ...

Comidas e oferendas de Oxumarê

centropaijoaodeangola.com/comidas-e-oferenda-para-oxumarê.php

COMIDA PARA OXUMARÉ Material Necessário: • Feijão Fradinho • Milho Vermelho • Cebola • Azeite-de-Dendê Maneira de Fazer: Cozinha-se o feijão fradinho em água. Separado ... Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos , assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início ... Comidas e ...

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Apesar de muitos Babalorixás não aceitarem, tem seu sincretismo católico como São Bartolomeu. É representado pelo arco-íris que, segundo algumas lendas é a ponte que possibilita que as águas de Oxum sejam levadas ao castelo no céu de Xangô. Por essa lenda, é atribuído a Oxumaré o poder de regular as chuvas e ...

Lendas de Obá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-obá.php

Lendas ... obá versus ogum. Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal que ela escolheu a luta e o pugilato como profissão. Obá saiu vencedora de todas as disputas que foram organizadas entre ela e diversos orixás. Ela derrotou Obatalá , tirou Oxossi de combate, deixou no chão Orunmilá. Oxumaré não resistiu à sua  ...

Lendas de Yemanjá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-yemanjá.php

O mesmo tem aparece numa outra lenda: "Este mesmo babalaô Oxumarê vivia duramente explorado por Olofin-Odudúa, o rei de Ifé, seu principal cliente. Consultava-lhe ... Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto- velhos.

Oxumare

umbandapaijoaodeangola.com.br/oxumarê.php

Características dos filhos de Oxumaré Arco-íris representa riqueza e fartura O arco-íris representa riqueza e fartura do orixá Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, ...

Características dos filhos de Ossain

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ossain.php

de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. ... de ogum Mp3 /Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. exu. centropaijoaodeangola.com/exu.php. O Arquétipo dos seus filhos Embora muitas pessoas tragam em seus oris a energia ... é dada na cabeça dos filhos deste Orixá ...

Lendas de Yansã Oyá

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-iansã-oyá.php

Oferendas · Oração de Caboclos · Quedas e Fracassos de um médium. Preto- velho. Pontos Mp3 Guias · Mensagem de Preto-velho · Livro de Visitas · Homenagem a Ogum · Histórias de Oxumarê. Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô.

Lendas de Oxossi

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxossi.php

Lendas De Oxossi Como Oxossi Virou Orixá Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; ...

Oferenda de Marinheiros

centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro.php

Oferenda de Marinheiros Os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade. Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos. As Entidade de Marinheiro trabalham na ...

Ogum

centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

Lendas de Ogum. Ogum mata seus súbditos e é transformado em Orixá. Ogum, filho de Odudua, sempre guerreava, trazendo o fruto da vitória para o reino de seu pai. Amante da liberdade das .... Nanã juntamente com Oxalá teve 4 filhos, os orixás,Omolú/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim. Nanã é dona de um cajado,  ...

Oxalá

centropaijoaodeangola.com/oxalá.php

PEDRAS: Brilhante - Cristal de rocha - Quartzo leitoso METAL: Ouro Lendas de oxalá segundo o candomblé. Olodumaré entregou a Oxalá o saco da criação para que ele ... A mulher de Oxalá combina com homens de Oiá, Oxumaré, Ewá, Nanã, Ibeji e Obaluaê. O HOMEM DE OXALÁ. Sentimental, amoroso, carinhoso e ...

Comidas de Santo

centropaijoaodeangola.com/comida-de-santo.php

COMIDA PARA OXUMARÉ Material Necessário: • Feijão Fradinho • Milho ... da sua casa e da orientação do seu pai de santo podendo variar de casa para casa. Oferenda de Marinheiros. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro. php. Pai João de Angola · Ogum vencedor de Demanda · Fundamentos · Orações ...

Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum.php

Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê.

Recomeçar de novo

centropaijoaodeangola.com/recomeçar-de-novo.php

É, segundo a mitologia ioruba, um filho solitário de Oxalá e Nanã, irmão de Oxumarê, Ewá e Obaluaê, um ser que vaga pela floresta, cultivando as folhas ... daí a importância das lendas do panteão africano para formar entre os umbandistas mais ampla compreensão sobre os desdobramentos dos Orixás na natureza, ...

Yemanjá

umbandapaijoaodeangola.com.br/yemanjá.php

20 ago. 2017 ... Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade ... Lenda tira do livro Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001 Olodumare fez o mundo e repartiu entre os Orixás vário poderes, dando a cada um reino para cuidar. A Exú deu o poder ...

Centro Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/oxum-e-iansã.php

Oxumaré é uma das diferentes formas e tipos de Oxum, mas na Umbanda e no Candomblé tradicional tal associação é absolutamente rejeitada. São divindades distintas, inclusive ... Obá. centropaijoaodeangola.com/obá.php. OBÁ - ORIXÁ GUERREIRA E DAS ÁGUAS REVOLTAS !!! Lendas de Obá Obá vivia em ...

Oferenda de Oxum

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de-oxum.php

centropaijoaodeangola.com/oxumarê.php. Através do arco íris, se torna o elemento de ligação entre o céu e a terra, fazendo a ponte aiyé-orún, transporta mensagens e oferendas. No Brasil, as ... Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de . .. também é igual ao nome do Orixá feminino ...

Yansã

umbandapaijoaodeangola.com.br/yansã.php

Oferendas · Oração de Caboclos · Quedas e Fracassos de um médium. Preto- velho. Pontos Mp3 Guias · Mensagem de Preto-velho · Livro de Visitas · Homenagem a Ogum · Histórias de Oxumarê. Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô.

Oração ao Pai Joaquim

umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-ao-pai-joaquim.php

Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê.

 

Oferendas para Nanã

centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-nanã-buruquê.php

Nanã de buroquê Nanã é a mãe primeira de toda humanidade, conforme a lenda o homem após várias tentativas de usar diversos ... Nanã, senhora ... Oferenda a Omulú Você pode fazer na beira do mar (calunga grande) ou no ... e principalmente Osanyin , Oxumarê , Nanã e Yewá , que são de sua família. Oferenda de ...

Exus e Pomba-giras

centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moço “não cigano ” o que seus pais não aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer até vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua mãe trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus pés para poder rodar e jogar ...

Ossain

centropaijoaodeangola.com/ossãim.php

Segundo lendas, Ossâim era o dono de todas as folhas e era necessário que os Orixás dependessem dele para obter certas folhas e certos sumos. Como os ... Comida oferenda para Ogum (melhora no trabalho, conquistas profissionais, amor, paz e ... de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/Ossaim/Ewá.

Yansã

centropaijoaodeangola.com/yansã.php

Salve minha Mãe Yançã Eparrei Oyá Eparrei Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence.LENDAS DE IANSÃ O Casamento de Iansã e Ogun Ogum foi um dia ...

Banho de descarrego

centropaijoaodeangola.com/banho-de-descarrego.php

A Utilização dos Banhos A orientação e o uso das ervas são atribuições dos guias espirituais, das entidades e dos orixás, através dos Chefes de Terreiros ( Pais e Mães de Santo). Os banhos de ervas, são classificados normalmente em três tipos: Banho de Descarga, Banho de Ritual e o Banho de Iniciados. Vejamos aqui ...

Oxumarê

centropaijoaodeangola.com/oxumarê.php

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php. Junto a Nanã Buruku e Oxumaré, forma a família de orixás dahomeana, costuma ser reverenciado às segundas-feiras e sincretizado com os santos católicos ... Oferenda de Yansã. centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-yansã.php. Aberém é feito de milho moído, ...

Vovó Benta

centropaijoaodeangola.com/vovó-benta.php

Vovó Benta. Mãe Benta Negra esbelta, de sorriso sorrateiro e conquistador, de requebrado insinuante, andava pelo casarão deixando no ar o cheiro do manjericão. Cantarolando, sempre faceira atiçava o desejo, nos negros e também nos brancos. Não passou despercebida do olhar do patrão, sinhozinho cujos dotes de ...

Lendas de Ogum

www.centropaijoaodeangola.com/lendas-de-ogum.php

Ogum não era, segundo as lendas, figura que se preocupasse com a administração do reino de seu pai, Odudua; ele não gostava de ficar quieto no palácio, ... Oxalá/ogum/ yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/ Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/ Ossaim/Ewá. Se deseja uma busca mais aprofundada: Digite na ...

Pontos Cantados mp3 Orixás

centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Oferenda de Marinheiros. centropaijoaodeangola.com/oferenda-de-marinheiro.php. centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php ... Oração às Mulheres Por Zé ...

Ogum e Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/orixás-exú-e-ogum.php

Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê.

Fundamentos na umbanda

centropaijoaodeangola.com/fundamentos-na-umbanda.php

Histórias de Oxumarê. Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Baianos no terreiro. Vestes na Umbanda · Ossaim · Maria Mulambo · Simpatias Ciganas · Amuletos & talismãs.

Altar Virtual

centropaijoaodeangola.com/altar.php

Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso .... Lendas de oxossi Como Oxossi Virou Orixá Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar .... 14) Iká ' Oxumaré e Ossaim. 15) Obeogundra ' Ewá, Obá, Oxumaré e Omulu.

ORIXÁ DE CABEÇA

umbandapaijoaodeangola.com.br/orixá-de-cabeça.php

ORIXÁ DE CABEÇA, COMO ENTENDER? (Thashamara) "Sabemos que no Candomblé o Orixá pode ser identificado pelo jogo de búzios, o sistema então se dá por jogo divinatório e às vezes é necessário que mais de uma pessoa para confirmar, portanto o jogo justifica-se por si mesmo. Já na Umbanda de uma forma ...

Pai João

umbandapaijoaodeangola.com.br/pai-joao.php

17 ago. 2017 ... Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda · Baianos na Umbanda · Marinheiros ... Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça.

Orixá LOGUN-EDÉ

centropaijoaodeangola.com/orixá-logum-edê.php

Logun nunca se casou, devido ao seu caráter infantil e hermafrodita, e sua companhia predileta é Ewá, que também vive, como ele, solitária e no limite de dois mundos diferentes. Mais sobre Logunedé Dia da ... filho, chamado Logun- Edé, ... LENDAS: (1) Certa vez, numa festa de Oxalá, as sacerdotisas dos vários orixás.

Os Filhos de Omolu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-omolu.php

Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de . .. também é igual ao nome do Orixá feminino Oxum, a senhora da água doce. Características dos filhos de Omulu. centropaijoaodeangola.com/características- dos-filhos-de-omulu.php. Características dos filhos de Omulu Os filhos de Omulu .

Oferenda de ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de-ogum.php

Comida oferenda para Ogum (melhora no trabalho, conquistas profissionais, amor, paz e ... de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. Comidas e ... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum.

Altar Virtual de ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/altar-virtual-de-ogum.php

Ao mestre com carinho · Oração a Pai João de Angola · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos. .... ORIXÁS EXÚ E OGUM Além da grande afinidade entre as duas figuras míticas ( que são irmãos de acordo com as lendas), Ogum é o responsável pelo  ...

ebó para yansã

umbandapaijoaodeangola.com.br/ebó-para-yansã.php

Ebó para Iansã trazer alegria e energia para sua vida Oyá é a Orixá mais dinâmica e vibrante entre as Iabás. Para conectar-se com essa profusão de alegria, faça os ebós sugeridos. Repita o processo do ebó, que envolve banhos e oferendas por pelo menos 3 vezes. Existem situações crônicas que não se mudam da ...

Orações

umbandapaijoaodeangola.com.br/oracões.php

Arrobobo Oxumarê!!!!Que a paz de Oxalá renove minhas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegarei ao meu objetivo ..... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum.

NÃO ENCONTRO O QUE PROCURA USE BUSCADOR

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  • Características dos Filhos de Orixás

    centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php. Características dos filhos de Oxumaré Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumarê, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase ... Características dos Filhos de Orixás. centropaijoaodeangola.com/caracteristicas- dos-filhos.

    Oferenda de Yansã

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-yansã.php

    Aberém é feito de milho moído, macerado em água, salgado e cozido em folhas de bananeira secas, oferecidas a Omulu e Oxumaré. O Acaçá é feito com milho branco que fica de molho em água por um bom tempo, e depois passar no moedor para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de ...

    Descubra seu Orixá.

    centropaijoaodeangola.com/descubra-seu-orixá.php

    EWÁ, Orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de Ifá). Comanda os .... E não raro, é ver um filho de Oxumaré se desfazer de algo seu, em favor dos ... Pelo sexo ... Lendas ... obá versus ogum Seu maior prazer era lutar. Seu vigor era tal ...

    Centro Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/conhecendo-os-falangeiros-de-ogum.php

    Essa entidade toma conta das praias, onde há a arrebentação das ondas, é ele que encaminha os pedidos feitas a mãe Iemanjá, pois como nas lendas dizem, " Ogum mora no mar", portanto é lá que seu Ogum Beira-Mar trabalha. Quando estão em terra as Entidades desta linha são sempre eretas, com uma postura um  ...

    Padê para Exu

    centropaijoaodeangola.com/padê-de-exu.php

    EXU DE LEI QUE ME GUARDA. Oferenda de ogum. umbandapaijoaodeangola. com.br/oferendas-de-ogum.php. Abalá (comida, Adimu de Ogum) (Bola de arroz doce) Arroz branco Leite de cabra Açúcar .... de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/ Erês/Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/.

    Centro Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/caixa-de-pesquisa-do-site.php

    Oxalá/ogum/yansã/Yemanjá/Oxossi/Nanã de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês /Tempo/Exu/Ossaim/Ewá. Se deseja uma busca mais aprofundada: Digite na caixa de Busca: Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ...

    Oferenda para Exu

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-exu.php

    ... Exu do Lodo (bis) Lenda de Exú do Lodo Diz a lenda, que ... Oferenda de oxossi. Oferenda de ogum. umbandapaijoaodeangola.com.br/oferendas-de- ogum.php. Comida oferenda para Ogum (melhora no trabalho, conquistas profissionais, amor, paz e ... de Buroquê/Omulu/Obaluaiê/Obá/Erês/Tempo/Exu/ Ossaim/Ewá.

    Pomba Gira maria mulambo

    www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-maria-mulambo.php

    Criam as mais absurdas lendas a nosso respeito, isso até que nos diverte um pouco, quanta ingenuidade. ... dará vibração para que elas possam trabalhar) Ou seja não quer dizer que são apenas filhos da Oxum que receberão esta entidade, podendo ser filho de qualquer Orixá (Nanã, Yemanjá, Yansã, Ewá, Ogum, etc...)

    Fundamentos

    centropaijoaodeangola.com/fundamentos.php

    Histórias de Oxumarê. Histórias de Ewá. Histórias de Oxossi · Histórias de Exú · Lendas de Yansã · Lendas de Exu. Orixá Tempo. Lendas de Xangô. Lendas de Ibeji · Ogum Xoroquê · Pai joaquim de angola · Baianos no terreiro. Vestes na Umbanda · Ossaim · Maria Mulambo · Simpatias Ciganas · Amuletos & talismãs.

    jogo de búzios

    centropaijoaodeangola.com/jogo-de-búzios.php

    15) Obeogundra ' Ewá, Obá, Oxumaré e Omulu. 16) Alafra ' Oxalá, Oxaguian. Os búzios são lançados sobre uma peneira e de acordo com a sua caída (número de búzios abertos ou fechados) se faz a interpretação pelos sacerdotes. Os números à esquerda do "X", representam a quantidade de "búzios abertos" e à direita ...

    Banho de Oxóssi

    umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-oxossi.php

    Banhos na vibração do Orixá Oxóssi Banho de Oxóssi Um punhado das seguintes ervas: - cipó caboclo - salgueiro chorão - jurema - pariparoba - samambaia - caapeba - carapiá Colocar 5 litros de água para ferver, assim que a água entrar em ebulição adicionar as ervas mexendo com uma colher no sentido horário, ...

    SALVE PAI TOMÉ

    centropaijoaodeangola.com/salve-pai-tomé.php

    Salve a Linha das Águas, salve Nanã, Ewa, Iansã, Oxum, Iemanjá, . Marinheiros na umbanda. centropaijoaodeangola.com/marinheros-na-umbanda.php. Salve Todos os marinheiros. Marinheiro na Umbanda são entidades geralmente associada aos marujos, que em vida empreendiam viagens pelos mares, ... Oferenda ...

    Centro Pai João de Angola

    centropaijoaodeangola.com/livro-de-visitas-2.php

    Comentarios: Como comentei antes adorei o site todo,as lendas, banhos, simpátias...Tenho muito amor principalmente pelo povo cigano.Parabéns pelo trabalho de vcs só fiquei triste de vcs serem de tao longe! rs...Parabéns!!! Nome: Rildo Costa Dias. E-mail: rildocdias@gmail.com. Cidade: / - BRASIL. Data: 05/12/ 2013 às ...

    Ogum

    www.centropaijoaodeangola.com/ogum.php

    Lendas tiradas do livro. Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001. Conheça quais sãos os caminhos (falanges) de Ogum ... Nanã juntamente com Oxalá teve 4 filhos, os orixás,Omolú/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim. Nanã é dona de um cajado, o ibiri. Suas roupas parecem banhadas em sangue, orixá das águas ...

    Ao mestre com carinho

    centropaijoaodeangola.com/ao-mestre-com-carinho.php

    Em 2008, o Pai João me fez um pedido Especial. Pediu-me pra que falasse com as pessoas que vem no Centro sobre Umbanda. Segundo ele era a hora de repassar um pouco do que aprendemos. Era hora de vestir a camisa e ajudar a divulgar a umbanda, contribuir para desmistificar. E era nosso dever sair em defesa ...

    Guias e Colares.

    umbandapaijoaodeangola.com.br/guias-e-colares.php

    GUIAS E COLARES Consagrar uma guia, como são chamados os colares dentro da Umbanda, é um procedimento correto, pois somente ele estando consagrado poderá ser usado como protetor ou instrumento mágico nas mãos dos guias espirituais. O procedimento regular tem sido lavá-los (purificação), de ilumina-los  ...

    Oferendas a Exu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/oferenda-de-exu.php

    centropaijoaodeangola.com/oferendas-a-yansã.php. Todos os orixás recebem o acaçá como oferenda, é indispensávem e acompanha várias ... Além de Oyá, Xangô, Obá e Exú aceitam e apreciam o Acarajé. Oxumarê. centropaijoaodeangola.com/oxumarê.php. Seu dia é terça-feira e a oferenda predileta é tatu, galo e ...

    Hierarquia na Casa de Umbanda

    umbandapaijoaodeangola.com.br/hierarquia-na-casa-de-umbanda.php

    casa, emprego, amigos, sempre buscando novidades. Costumam desenvolver o dom da vidência e possuem intuição aguçada, que normalmente lhes revelam os melhores caminhos. EWÁ, Orixá das chuvas, rainha dos mistérios e da magia, jovem virgem que recebeu de Orunmilá o poder de ler os Búzios (o Oráculo de ...

    Pontos cantados orixás

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-orixás.php

    PONTOS CANTADOS Nas diversas religiões existentes e que já existiram desde a Antiguidade, encontramos o cântico, a louvação como forma de expressão do amor a Deus, e na Umbanda, não poderia ser diferente, onde existem os pontos cantados, que possuem diversas atribuições, como passaremos a explicar.