história de Xangô

História de Xangô

XANGÔ

 

Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro deus iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras. É, portanto, o principal tronco dos candomblés do Brasil.

 

Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. É monarca por natureza e chamado pelo termo Oba, que significa rei. E é o Orixá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital política daquele país.

 

No dia a dia encontramos Xangô nos fóruns, delegacias, ministérios políticos. Encontramos Xangô nas lideranças de sindicatos, associações, movimentos políticos, nos partidos políticos, nas campanhas políticas, enfim, em tudo que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral.

 

Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. Xangô é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso cultural e social, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer.

 

Xangô é a capacidade de organizar e pôr em prática os projetos de diferentes áreas, é a reunião de pessoas, para discutirem pontos e estratégias de trabalho. Xangô também é o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado "sangue azul", o poder de liderança.

 

Ele está presente nos trabalhos de jornalistas, escritores, advogados, juízes, promotores, delegados, investigadores, deputados, senadores, vereadores, sindicalistas, líderes comunitários, administradores, etc. É o líder, o monarca, o reformador.

 

Xangô também é representado pela pedreira. É a pedra – seja ela qual for – a rocha, o fogo interior da terra. É a lava do vulcão e é o próprio vulcão. Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do sol. É o justiceiro da Natureza, aquele que manda castigar e que também castiga.

 

Xangô está presente em muitos momentos importantes de nossas vidas, como, por exemplo: na assinatura de contratos e distratos, nos telegramas, nas leis e decretos, na confecção de códigos, livros, almanaques, dicionários, nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável. Xangô é a atitude digna, a fortaleza, a decisão final.

 

Saudamos Xangô no ribombar dos trovões, pois ali está sua voz. Sentimos sua presença nos raios e nos grandes incêndios, situações que, por sinal, são também regidas por Iansã.

Xangô rege a bravura, o senso justo e todo elemento rochoso do mundo.

 

 

Mitologia

 

Filho de Bayani e marido de Iansã, Obá e Oxum, Xangô nasceu para reinar, para ser monarca e, como Ogum, para conquistar e solidificar, cada vez mais, sua condição de rei.

 

Uma das lendas que mostra bem o senso de justiça de Xangô, é aquela conta a história de uma conquista, feita pelo deus do trovão.Xangô, acompanhado de numeroso exército, viu-se frente à frente com o exército inimigo. Seus opositores tinham ordens de não fazer prisioneiros, destruir o inimigo, desde o mais simples guerreiro até os ministros e o próprio Xangô. E, ao longo da guerra, foi exatamente o que aconteceu. Aqueles que caíam prisioneiros dos exércitos inimigos de Xangô eram executados sumariamente, sem dó ou piedade, sendo os corpos mutilados devolvidos para que Xangô visse o suposto poder de seu inimigo.

 

Batalhas foram travadas nas matas, nas encostas dos morros, nos descampados. Xangô perdeu muitos homens, sofreu grandes baixas, pois seus inimigos eram impiedosos e bárbaros.

 

Do alto da pedreira, Xangô meditava, elaborava planos para derrotar seu inimigo, quando viu corpos de seus fiéis guerreiros serem jogados ao pé da montanha, mutilados, com os olhos arrancados e alguns com a cabeça decepada.

 

Isto provocou a ira de Xangô que, num movimento rápido e forte chocou seu machado contra pedra, provocando faíscas tão fortes que pareciam coriscos. E quanto mais forte batia mais os coriscos ganhavam força e atingiam seu inimigo.

 

Tantas foram as vezes que Xangô bateu seu machado na rocha, tantos foram os inimigos vencidos. Xangô triunfara, saíra vencedor. A força de seu machado de emudeceu e acovardou inimigo.

 

Com os inimigos aprisionados, os ministros de Xangô clamaram por justiça, pedindo a destruição total dos opositores. Um deles lembrou Xangô:

- Vamos liquidá-los a todos. Eles foram impiedosos com nossos guerreiros!

 

- Não! – enfatizou Xangô – meu ódio não pode ultrapassar os limites da justiça! Os guerreiros cumpriam ordens, foram fiéis aos seus superiores e não merecem ser destruídos. Mas, os líderes sim, estes sofrerão a ira de Xangô.

 

E, levantando seu machado em direção ao céu, Xangô gerou uma seqüência de raios, destruindo os chefes inimigos e liberando os guerreiros, que logo passaram a servi-lo com lealdade e fidelidade.

 

Assim, Xangô mostrou que a justiça está acima de tudo e que, sem ela, nenhuma conquista vale a pena, e o respeito pelo rei é mais importantes que o medo.

 

Esse é Xangô que, apesar de ser grande guerreiro, justo e conquistador, detesta a doença, a morte e aquilo que já morreu. Xangô é avesso a eguns (espíritos desencarnados). Admite-se que ele é numa espécie de ímã de eguns, daí sua aversão a eles.

 

Xangô costuma entregar a cabeça de seus filhos a Obaluaê e Omulu sete meses antes da morte destes, tal grau de aversão que tem por doenças e coisas mortas.

O elemento fundamental de Xangô é o fogo.

 

 

 

 

Dados

 

Dia: quarta-feira;

 

Data: 29 de junho;

 

Metal: cobre, ouro e chumbo;

 

Cor: Vermelho e branco ou branco e marrom;

 

Partes do corpo: plexo solar, coração e as coronárias;

 

Comida: amalá (quiabo cortado) com rabada;

 

Arquétipo: sensuais e até agressivos, voluntariosos, qualidade de chefia e ansiosos pela posição de comando.

 

Símbolos:oses (machados), edun ará (pedra de raio), seré.

 

Xangô senhor da justiça

centropaijoaodeangola.com/xangô-senhor-da-justiça.php

Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida. Xangô possui a energia do fogo, que irradia calor e possibilita a existência da vida. A morte e o frio são ...

Xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/xangô.php

Características Físicas dos Filhos de Xangô: Os filhos deste Orixá costumam ser robustos, fortes, e não muito altos, os ombros bem largos e braços fortes e grossos, a maioria acima do peso e com têndencia a obesidade, são pessoas bem pesadas, com uma estrutura óssea bem definida e desenvolvida, com ossos fortes ...

Características dos Filhos de Orixás

centropaijoaodeangola.com/caracteristicas-dos-filhos.php

O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado. Talvez por isso as maiores ialorixás que o Brasil tem e teve são de Oxum. Características dos Filhos de Xangô. É muito fácil reconhecer um filho de Xangô apenas por sua estrutura física, pois seu corpo é sempre muito forte, com uma quantidade razoável de ...

História de Xangô

centropaijoaodeangola.com/história-de-xangô.php

História de Xangô. XANGÔ. Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro deus iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras. É, portanto, o principal tronco dos candomblés do Brasil. Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de ...

Oferendas de xangô

centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-xangô.php

São essas as características que os filhos de Xangô exigem dos parceiros. Ousados e cheios de iniciativa, quando se apaixonam, fazem o impossível para conquistar o ser amado. São diretos, sem rodeios, vão logo ao que interessa. Atrevidísssimos, não descansam enquanto não conseguem o que querem. E adoram ...

Lendas de Oxum

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-oxum.php

Zangado, Xangô trancou Oxum numa torre muito alta, dizendo que só a soltaria quando ela o aceitasse. Oxum chorou muito; então Exu passou e perguntou o que acontecera. Sabendo da história, foi correndo levar seu pedido de socorro a Olorum. Este soprou em Oxum um pó que a transformou em pombo; assim, ela ...

Características dos filhos de Obá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-obá.php

Ligadas a Oxóssi pela caça e grande arqueira, ligada a Xangô através do fogo a luta pela vida. Como pode uma deusa ligada a esses sentimentos, dedicar-se à guerra? Toda a energia das suas paixões frustradas é canalizada por ela para a guerra, tornando-se a guerreira mais valente, que nenhum homem ousa ...

Características dos filhos de Oxumaré

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxumaré.php

Apesar de muitos Babalorixás não aceitarem, tem seu sincretismo católico como São Bartolomeu. É representado pelo arco-íris que, segundo algumas lendas é a ponte que possibilita que as águas de Oxum sejam levadas ao castelo no céu de Xangô. Por essa lenda, é atribuído a Oxumaré o poder de regular as chuvas e ...

Banhos de xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/banhos-de-xangô.php

ERVAS DE XANGÔ Xangô Alevante – Levante: Usada em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de limpeza de filhos de santo. Não possui uso na medicina popular. Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou  ...

Cabocla jurema

centropaijoaodeangola.com/cabocla-jurema.php

Sua história começa aos sete meses de nascida quando foi abandonada por sua mãe e assim acabou por ser criada pelo caboclo Tupinambá, Jurema foi cacique de sua tribo e ao desencarnar, veio a ... Cabocla Jurema Flecheira, com ligação direta a Xangô, Oxóssi e Oxalá tendo sua irradiação ao Caboclo 7 Flechas.

Quem é Xangô

centropaijoaodeangola.com/quem-é-xangô.php

Os filhos de Xangô têm boas aptidões para ganhar dinheiro, mas também tem grande capacidade de gastá-lo. Esbanjam com bens pouco duráveis, sem preocupação de criar um patrimônio sólido que o garanta na velhice. Sua capacidade de aprendizagem está mais ligada aos aspectos práticos do que aos teóricos.

Pai João de Angola

centropaijoaodeangola.com/

E lá vem o Pai João sem pressa em sua incorporação. Na chegada com o seu corpo encurvado e bengala na mão faz o sinal da cruz, E diz : “Louvado seja Nosso senhor Jesus Cristo, louvado seja a santíssima virgem Maria, Deus salve essa casa Santa , os ausentes e os presentes, salve as almas santas e benditas.

Pontos Cantados de Xangô Videos

umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-cantados-de-xangô-videos.php

Ele jamais erra e não permite o erro de seus filhos. É o protetor dos bons juizes, dos bons advogados e de todos aqueles que tenham contato com as práticas das leis. Nas demandas espirituais após Ogum ou os outros Orixás envolvidos nessas demandas terem feito o seu trabalho, Xangô virá obrigatoriamente cumprir a ...

Lendas de Omulu

centropaijoaodeangola.com/lendas-de-omulu.php

Disse aos seus filhos que se reunissem e que eles mesmos repartissem entre si as riquezas do mundo. Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo ...

Oferenda de xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/oferenda-de-xangô.php

Xangô é o orixá da justiça e da sabedoria. É sincretizado com São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, representa a justiça e tem as pedreiras como símbolo natural. Possui um machado de duas faces que simboliza tanto a proteção quanto a punição a seus filhos quando cometem injustiças. Outro símbolo é a estrela ...

Características dos Filhos de Ibejis

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-ibejis.php

Características dos Filhos de Ibejis Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc. Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente ...

Características dos filhos de Xangô

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-xangô.php

Características dos filhos de Xangô É muito fácil reconhecer um filho de Xangô apenas por sua estrutura física, pois seu corpo é quase sempre muito forte, com uma quantidade razoável de gordura, apontando a sua tendência à obesidade; mas a sua boa constituição óssea suporta o seu físico avantajado. Há também os ...

Lendas de Iansã com Ogum

umbandapaijoaodeangola.com.br/lendas-de-iansã-com-ogum.php

Oyá estava muito interessada em Xangô e em tudo o que estava aprendendo com ele, mas não queria magoar Ogun, a quem respeitava muito. Xangô propôs- lhe uma união eterna, sem ... História de Ogum Beira Mar Conta uma lenda que ao chegar a uma aldeia Ogum Beira Mar ficou furioso. Ele falava com as pessoas, .

Ogum Rompe Mato

umbandapaijoaodeangola.com.br/ogum-rompe-mato.php

Mensagem de Pai joão de Angola · Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô · Oferenda de Ogum · Oferenda de oxossi · A Mediunidade, os orixás e os caboclos · Orações Diversas · Os filhos de Omulu .

A história de Vovô Benedito

umbandapaijoaodeangola.com.br/a-história-de-vovô-benedito.php

Eu vi nas ... pontos-riscados-Exu · História de Rei Congo · Pontos Cantados Orixás . ... A história de vovó Benedito. Pai João de Angola. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php ... livro-de-visitas-2 · Orações 2 · Os dez maiores erros cometidos por médiuns umbandi · A Saída dos Orixás · A História de vovô ...


 

Oração ao Caboclo 7 Pedreiras.

umbandapaijoaodeangola.com.br/caboclo-7-pedreiras.php

Oração ao Caboclo 7 Pedreiras. Eu peço ao meu Pai Caboclo 7 Pedreiras em nome de todos vosso filhos... Vós que com a força de vossas 7 Pedreiras, mantém a sabedoria e a Justiça de nosso Pai Xangô, olhai por nós e que vossa bondade se derrame por nossas cabeças, não nos deixeis desamparados. Que força de ...

Características dos Filhos de Oxum

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxum.php

Apesar do seu amor por Oxóssi, numa das longas ausências destes Oxum foi seduzida pela beleza, os presentes (Oxum adora presentes) e o poder de Xangô , irmão de Oxóssi, rompendo sua união com o Deus da floresta e da caça. Como Xangô não aceitasse Logun-Edé em seu palácio, Oxum abandonou seu filho, ...

Características dos filhos de Oxalá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-oxalá.php

São muito parecidos com os filhos de Xangô, com certeza trazem consigo o equilíbrio da justiça, do exato, do correto. São pessoas severas, pois gostam de um trabalho limpo e bem feito, normalmente são pessoas muito sérias e de riso difícil, pois entendem a vida como uma missão que deve ser bem cumprida.

Pai Antonio

centropaijoaodeangola.com/pai-antônio.php

Contando a história de sua passagem pela terra, ele explicou que por ser um senhor de idade, não ia mais para o corte da lenha, mas quando foi buscar um feixe de lenha para a sua necessidade, se sentiu cansado, encostou no tronco de uma árvore e nunca mais acordou. Quando perguntando se sentia falta de alguma ...

Mensagem do Caboclo Sete Flechas

umbandapaijoaodeangola.com.br/mensagem-do-caboclo-sete-flechas.php

Existem várias dissidências desta entidade, Sabendo que a maioria dos aparelhos de ação da Cabocla Jurema serem filhos e filhas ligados a Iansã, pois é sua vibração Original. Existem ainda: Cabocla Jurema da Praia- ligada com Iemanjá- Caboclo Sete-Pedreiras*. Cabocla Jurema da Cachoeira- ligada com Xangô- ...

exu

centropaijoaodeangola.com/exu.php

O Arquétipo dos seus filhos Embora muitas pessoas tragam em seus oris a energia do Orixá Exú, dificilmente é sabido do médium que ele é filho do Grande ... ao Orixá Xangô, são os mais sérios, carrancudos, não aceitam brincadeiras, dificilmente se percebe estes exus dando um gargalha ou fazendo rodeio para falar.

Comida de Xangô

umbandapaijoaodeangola.com.br/comida-de-xangô.php

Amalá para Xangô. Ingredientes da comida de Xangô: - 500gr. de quiabo - 01 rabada cortada em doze pedaços - 01 cebola - 01 vidro de azeite de dendê ... Ao “incorporar” em seus Filhos, Xangô cruza os braços sobre o peito em sinal de ... enfurecido com Obá, por pensar em oferecer-lhe uma comida tão esquisita!

Xangô

centropaijoaodeangola.com/xangô.php

Os filhos de Xangô têm boas aptidões para ganhar dinheiro, mas também tem grande capacidade de gastá-lo. Esbanjam com bens pouco duráveis, sem preocupação de criar um patrimônio sólido que o garanta na velhice. Sua capacidade de aprendizagem está mais ligada aos aspectos práticos do que aos teóricos.

Obá

centropaijoaodeangola.com/obá.php

... como herdeiro das qualidades de Xangô, tinha várias esposas, que também se apresentavam como herdeiras das qualidades das orixás femininas. E, se o que esta lenda conta é verdade, no entanto só se refere a personagens humanos que eram tidos na conta de semideuses. Mas é só, porque esta história de orixá ...

Oração a Exu Chama Dinheiro

centropaijoaodeangola.com/oração-a-exu-chama-dinheiro.php

O FOGO (A VELA DO BATISMO): Representa Xangô Senhor do Som e da Justiça Divina essa chama de justiça acendera em seu coração na proteção dos ... oração a exu. umbandapaijoaodeangola.com.br/oração-de-exu.php. Laroiê Exu, Exu Omojubá, Saravá! Oração ao Exu Sete Encruzilhadas Salve Santo Ântonio de ...

Pai Serafim de Aruanda

centropaijoaodeangola.com/pai-serafim-de-aruanda.php

Foi nesse meio que Serafim encontrou sua história e reconstruiu sua vida. Começou trabalhando como minerador e trocando com os capitães seus achados, mas em breve sua vida mudaria novamente. Dois anos depois de estar no Quilombo, uma pessoa chegou gritando às pressas por alguém que soubesse curar ...

Yansã

centropaijoaodeangola.com/yansã.php

Ao mestre com carinho · Ogum · Oxum · Yansã · oracões · Xangô · Yemanjá · Oxossi · Oxalá · Oxumarê · Preto-velhos · Caboclos · Boaideiros na Umbanda ... Características dos Filhos de Orixás. centropaijoaodeangola.com/caracteristicas- dos-filhos.php. Características dos filhos de Yansã Os filhos de Iansã são pessoas ...

Yansã

umbandapaijoaodeangola.com.br/yansã.php

... apaixonadas amantes de Xangô, e o senhor da justiça não atingiria quem se lembrasse do nome da amada. Ao mesmo tempo, ela é a senhora do vento e, conseqüentemente, da tempestade. Nas cerimônias da Umbanda e do Candomblé, Iansã, ela surge quando incorporada a seus filhos, como autêntica guerreira, ...

Zumbi dos Palmares

centropaijoaodeangola.com/zumbi-dos-palmares.php

Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da ... Veja também a história da escravidão no brasil E o dia da libertação dos escravos 13 de maio. Clique na ... Para grande surpresa e espanto de todos, o mendigo transformou-se em Xangô, o senhor da Justiça, o maior juiz de Iurubá. Orumilá ...

Pai Benedito

centropaijoaodeangola.com/pai-benedito.php

... magia, esoterismo, macumba, tranca rua, Zé pilintra, oferendas, axé, religião, angola ,assim ,centro, filhos, gira , oração, pai ,pretovelho ,umbanda, caboclos, cosme e damião, eres, erês, ogum, oxum, xangô, oxumare,maria padilha,maria conga, congá, ponto riscado,beto de ogum, quimbanda, pai benedito, pomba gira, ...

Altar de xangô.

centropaijoaodeangola.com/altar-virtual-de-xango.php

Altar de xangô. Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, ...

Características dos filhos de Iemanjá

centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-iemanjá.php

Características dos filhos de Omulu Os filhos de Omulu são insatisfeitos, nada ... Omolú foi salvo por Iemanjá quando sua mãe, Nanã Buruku, ao vê-lo doente, ... Características dos Filhos de Orixás. centropaijoaodeangola.com/caracteristicas- dos-filhos.php. Características dos Filhos de Xangô É muito fácil reconhecer um  ...

Os Filhos de Exu

umbandapaijoaodeangola.com.br/os-filhos-de-exú.php

centropaijoaodeangola.com/exu-tiriri.php. ESQUINA TEM MAIS UM REI É SEU TIRIRI COM A RAINHA POMBA-GIRA! Características dos filhos de Omulu. centropaijoaodeangola.com/características- dos-filhos-de-omulu.php. Ogum, Exú , Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios ...

Prece aos caboclos

centropaijoaodeangola.com/prece-aos-caboclos.php

Prece aos caboclos. Obrigado, Oxalá, pela fé que me sustenta, Pelos amigos que fiz E continuo fazendo. Obrigado, Oxalá, Pelas bençãos de Ogum, Pela proteção de Iemanjá, pelo amor de Oxum. Obrigado, Oxalá, Pela força de Iansã, Pela retidão de Xangô, Pelo colo de Nanã. Obrigado, Oxalá, Pelo equilíbrio de Oxosse, ...

Histórias de vovó Luiza.

umbandapaijoaodeangola.com.br/histórias-de-vovó-luiza.php

Histórias de Vovó Luiza · Atribuição dos Preto-velhos · Ogum Rompe Mato · Ogum Yara · A história de vovó Benedito · Oferenda de Oxum · Oferenda a Xangô. Pai Antonio. centropaijoaodeangola.com/pai-antônio.php. Que arruda tão bonita, Que vovó mandou arrancar Mas não chore meu netinho ... Foram muitas as curas ...

Digite na caixa de pesquisa abaixo o que deseja encontrar no Site

Agradecemos sua visita Volte sempre....

 

 

 

Traduzir Esta Página


Av.na Sofhia Rasgulaeff  177.

Jardim Alvorada/ Maringá /Paraná

Telefone: (44) 3034-5827 (44) 99956-8463 

Consultas Somente com Hora Marcada.

Atendimento: de Segunda a sexta-feira

Das 09:00 as 19:00.

Não damos consultas via whatsapp 


"Que Ogum te Abençoe hoje e sempre".


Os textos apresentados na sua maioria foram retirados , da internet. Esse é um espaço onde colocamos diversos pensamentos e o nosso principal objetivo é a divulgação da nossa Umbanda. Quando algum texto for de autoria do Centro Pai João de angola, o responsável será indicado; da mesma forma que fazemos com outros autores que não têm vínculos com a nossa casa... Comunicado Importante: Este é um Site totalmente gratuito, sem fim comercial ou lucrativo. Algumas imagens e informações provêm de outros sites na internet. Caso você seja o detentor do Copyright de qualquer uma delas, e deseje que ela seja retirada, por favor, é só nos mandar uma mensagem citando o nome e a localização para sua remoção imediata. Não temos o objetivo de nos apropriar de informações alheias tomando-as como nossa, pelo contrário, sempre que possível, colocaremos o nome do autor abaixo do título para deixar bem claro que a intenção é de divulgar a Umbanda através de textos bem elaborados e esclarecedores. Saiba que o Centro Pai João de Angola está isento de qualquer responsabilidade.


Ao mestre com carinho

Oração a Pai João de Angola

Ogum

Oxum

Yansã

oracões

Xangô

Yemanjá

Oxossi

Oxalá

Oxumarê

Preto-velhos

Caboclos

Boaideiros na Umbanda

Baianos na Umbanda

Marinheiros

Pomba Gira

Maria Padilha

Oração de exu

Banhos de descarregos

Pontos Riscados de Exu

História de Rei Congo

Maria Redonda

Pontos Cantados diversos

Pontos Cantados Orixás

Galeria de Videos

Mensagem do Sr. Zé Pilintra

Pai José da Guiné

Exu Capa Preta

Exu 7 encruzilhadas

Exu Morcego

Mensagem de Pai joão de Angola

Histórias de Vovó Luiza

Atribuição dos Preto-velhos

Ogum Rompe Mato

Ogum Yara

A história de vovó Benedito

Oferenda de Oxum

Oferenda a Xangô

Oferenda de Ogum

Oferenda de oxossi

A Mediunidade, os orixás e os caboclos

Orações Diversas

Os filhos de Omulu

Mensagens de Natal

Porque os exus riem

Cigano Pablo

Cigana Esmeralda

Mensagem de Ogum

Altar virtual

Altar Virtual dos Orixás

Altar dos Preto-velhos

Altar de Nossa Senhora

Altar de ogum

Altar de Oxum

Altar de Exu

Videos de preto-velhos

Descubra o seu Orixá

Livro de Visitas

Livro de Visitas 2

10 erros cometidos por médiuns

A tristeza dos Orixás

Altar na umbanda

Amor palavra de ordem na gira

As falanges de trabalhos na umbanda

Assistência

Atitudes interiores

Bandeira branca de Oxalá

Cantos e palmas num terreiro

Como acontece a gira

Como ler ouvir observar e saber se aquilo é certo

Conduta Moral

Conduta no terreiro de umbanda

Conflitos

Conflitos Familiares

Cores e a umbanda

Cumprimentos e posturas

De olho Fechados

Deus não te Fez para sofrer

Deus salve a Umbanda

O dia de Finados na Umbanda

ELEMENTOS DO TERREIRO DA UMBANDA

Entendendo a inveja

ESPIRITUALIDADE E CONSCIÊNCIA

Expressões usadas na Umbanda

Exu não é fofoqueiro

Exu não é o diabo

Falta de doutrina e comprometimento

Faz caridade fio

Faz o bem sem ver a quem

Fumos e Bebidas

Fundamentação doutrinátoria

Guias e Colares

Hierarquia na Casa de Umbanda.

Humildade

Jogaram uma carga pesada pra cima de mim

Linha de Esquerda: "Exu e ´Pomba-Gira"

Mediunidade na Umbanda

Mediunidade, um passo de cada vez

Mensagem de Caboclo 7 Flexas

MIRONGA DE PRETO VELHO

NÃO ABANDONES O TEU POSTO DE SERVIÇO

Normas dos terreiros

Nossos Umbigos

O maior inimigo da Umbanda

O pequeno universo do umbandista

O Perdão Não tem Contra-indicação

O templo que vos acolhe

OBRIGAÇÕES NA UMBANDA

Obrigado, vovô

Oração do umbandista

Orixá de Cabeça

Os Caboclos na Lição de Pai João

Os médiuns são Parceiros

Os Orixás se Manifestam em Nós e Através de Nós!

Os perigos e conseqüências da mediunidade mal orientada

Página inicial textos de Umbanda

Clique aqui.


Deste Site

Pai João de Angola
  • Ogum vencedor de Demanda
  • Fundamentos
  • Orações
  • Oxum
  • As pombas giras
  • Maria Padilha
  • Comida de Santo
  • Cosme e Damião
  • Giras de Umbanda
  • Homenagem a Zé Pilintra
  • Xangô senhor da Justiça
  • Yemanjá
  • banho de descarrego
  • Simpatias Diversas
  • Guias Contas e colares
  • Defumações
  • Batismo na Umbanda
  • Conselhos de Preto velhos
  • Escrava Anastácia
  • Marinheros na Umbanda
  • Pai Benedito
  • Homenagem a Tranca Rua
  • Baiano zé do Coco
  • Obá
  • Descarrego de Polvora
  • Ciganos na Umbanda
  • Sara Kali
  • Oxossi
  • Oxumarê
  • Preto-velho na Umbanda
  • Cabocla Jurema
  • Omulu-Obaluaie
  • Altar Virtual
  • Mãe Maria Conga
  • Boiadeiros na Umbanda
  • Descubra seu Orixá
  • Altar Virtual de exu
  • Altar Virtual dos Orixás
  • batizando-na-umbanda
  • Ossãim
  • O que è Caridade
  • Ogum em video
  • Caboclo boiadeiro
  • Ser Médium
  • Pontos e videos de defumação
  • Caboclos na Umbanda
  • Como acontece a Gira
  • reflexão em Videos
  • Conduta moral
  • Anjo da Quarda
  • Curiosidades
  • Intolerância Religiosa
  • Mediunidade
  • Corrente mediunica
  • Orações 2
  • tronqueira
  • Mensagens em slaides
  • Casamento na Umbanda
  • pontos cantados 2
  • Oxalá
  • Sincretismo religioso
  • Caracteristicas dos filhos
  • Altar dos Preto-velhos
  • Exu
  • Umbanda
  • Quimbanda
  • Orações das almas
  • hierarquia na umbanda
  • Livre se da Depressão
  • Reflexões
  • 7 chaves da Felicidade
  • Mensagens Espiritas
  • Tia maria de Minas
  • Minutos de sabedoria
  • Exus e pombas Giras
  • Mensagens de Otimismo e Fé
  • Convite aos Umbandistas
  • 13 de Maio
  • Combatendo o alcoolismo
  • Recomeçar de Novo
  • Superando as Percas
  • Perdoar a si mesmo
  • Decepções
  • Conceito Básico
  • Zumbi dos Palmares
  • Maria Bueno
  • Mini Série Oxum
  • Reconciliação
  • indiferença
  • desencarnar
  • Pontos Mp3 Orixás
  • O Médico dos médicos
  • Livro de Visitas
  • Corrente de Orações
  • Mensagem de Tranca-Rua
  • Conflitos Familiares
  • Amor e Ódio
  • Exu tiriri
  • Um abraço fraterno
  • Prece Aos Caboclos
  • O que Falta na umbanda
  • Mensagem de Vovó Maria Conga
  • Lições de sabedoria
  • Ajudar faz Bem
  • A umbanda que eu amo
  • Preto-velho x Exu
  • Frustrações
  • Batendo cabeça
  • Aprenda a Dizer Não
  • Insatisfação com a Vida
  • Oferenda de Marinheiro
  • Conselhos aos casais
  • Vovó Benta
  • Pai Cipliano
  • O Uso das velas
  • O luxo na Umbanda
  • Salmos Recomendados
  • Yansã
  • Pontos Riscados
  • Como combater a Inveja
  • Nanã de Buroque
  • Pai Guiné
  • Pai Tomé
  • Pai Antônio
  • Prece aos Orixás
  • Altar de Nossa senhora
  • Altar Virtual de Ogum
  • Altar Virtual de Oxum
  • Livro de Visitas 2
  • Ao mestre com carinho
  • Sabedoria de preto-velho
  • Fofocas no terreiro
  • Histórias de Preto velho
  • Aos médiuns da corrente
  • Orixá logum edê
  • História de Vó Cambinda
  • Pai Serafim de Aruanda
  • Pontos Cantados
  • Página inicial
  • descubra seu orixá
  • Assuntos Diversos
  • Oferendas de Exu
  • Oferendas para os Orixás
  • Pomba Gira Cigana
  • Oferendas a Yansã
  • Exu do lodo
  • EXU TATÁ CAVEIRA
  • Povo da Rua
  • Exu serpente
  • Exu Mangueira
  • Oração a Exu chama dinheiro
  • Exu Veludo
  • Oferenda para os preto-velhos
  • Oferenda de Boiadeiros
  • Oferenda ao Caboclo boiadeiro
  • Oferendas Básicas Umbandistas
  • banhos de abertura de caminho
  • Benzimentos
  • Caixa de Pesquisa do site
  • DICIONARIO DE UMBANDA
  • pai-Jeronimo
  • Religiões linhas sagradas
  • oferenda-de-ogum
  • Oferenda de Iemanjá
  • Ogum beira mar
  • Vovo Antonieta da Bahia
  • BARÁ
  • As águas de oxalá
  • Banhos Ciganos
  • Em sintonia com Deus
  • Lendas de Omulu
  • Lendas de Omulu
  • Caboclo pedra Roxa
  • Mensagem de Caboclos
  • Seu Zé Pilintra
  • Oferendas umbanda
  • Padê de Exu
  • Oração a Marinheiros na umbanda
  • Tudo sobre os filhos de Oxossi
  • Encruzilhadas de Ruas
  • Banhos de ervas
  • Lendas de Oxum
  • Prece a Zé Pilantra
  • Oração a santa Sara Kalli
  • Banho de defesa espiritual
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Médium e guia
  • Características dos filhos de Ogum
  • Características dos Filhos de Oxum
  • Características dos filhos de Oxalá
  • Características dos filhos de Yansã
  • Características dos filhos de Omulu
  • Ervas e Orixás
  • Características dos filhos de Obá
  • Características dos filhos de Iemanjá
  • Características dos filhos de Oxumaré
  • Características dos filhos de Ossain
  • Características dos Filhos de Ibejis
  •  

    Xangô

    centropaijoaodeangola.com/orixá-xango.php

    Ele teve várias uniões com outros orixás, como Oxum, Obá e Iansã, que era sua prima e esposa predileta. Diz a tradição de lendas que Xangô tem medo da morte, pelo fato de abandonar a cabeça (ou ori) de seus filhos de santo. Orixá poderoso que não teme nada, não suportanto o frio que emana de um corpo sem vida.

    Caboclo Pedra Roxa

    centropaijoaodeangola.com/caboclo-pedra-roxa.php

    *Caboclo Pedra Roxa* HISTÓRIA DO CABOCLO VENTANIA Conto essa história narrada pelo próprio espírito do Caboclo Ventania. Nome hoje usado por ele em alguns de seus médiuns. Sua última encarnação foi como índio filho de um grande pajé; viajava sempre para renovar suas energias ao encontro do mar.

    Pomba gira Rosa Caveira

    www.centropaijoaodeangola.com/pomba-gira-rosa-caveira.php

    Cada Pombagira teve sua historia quando encarnada, mas todas lutaram e lutam para fazer crescer a Luz . .... Pomba Gira Maria Mulambo - Uma História Maria mulambo era filha de escrava com feudal, um senhor de muitas terras e que ... Pombagira .... altar virtual de xango Altar virtual Maria Padilha Altar Virtual do seu .

    Boiadeiros na umbanda

    centropaijoaodeangola.com/boiadeiros-na-umbanda.php

    Que eu encontre em meus caminhos a solução pros meus pedidos. A História de Pai Cipriano "Cipriano Quimbandeiro, chorou no cativeiro. Hoje chora de alegria o Rosário de Maria. Chora, chora, saravando Angola..." Lá pelos meados do século XVIII, existiu um negro que foi escravizado pelos senhores brancos, que ...

    Ogum

    centropaijoaodeangola.com/ogum-vencedor-de-demanda.php

    As armas de fogo, facas, espadas e das coisas eitas em ferro ou latão fazem o gosto dos filhos do Ogum, talvez por ele ser o Orixá do Ferro e do Fogo. ... Depois amou Oiá, Oxum e Obá, as três mulheres de seu rival, Xangô. .... Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro.

    As águas de Oxalá

    centropaijoaodeangola.com/as-águas-de-oxalá.php

    ... doravante, XANGÔ indicou para assistí-lo outro Orixá: XANGÔ AIRÁ, que está sempre junto de OXALUFÃ (e se apresenta trajado de branco). O respeito de OXALÁ é de tal magnitude, que quando nas festas de Nação, o dia de outro Orixá cai em uma sexta-feira, o traje branco prevalece nas vestimenta dos filhos e usam ...

    Orixá LOGUN-EDÉ

    centropaijoaodeangola.com/orixá-logum-edê.php

    Diz o mito que Logun tinha tudo, menos o amor das mulheres, pois mesmo Iansã , quando roubada de Ogum por Xangô, abandona Logun com seu tio, criando assim ... Características dos Filhos de Logum-Edé Logum-Edé é o orixá filho de Oxóssi e Oxum, essa filiação faz com que os nascidos com essa regência tenham ...

    Características dos filhos de Omulu

    centropaijoaodeangola.com/características-dos-filhos-de-omulu.php

    Disse aos seus filhos que se reunissem e que eles mesmos repartissem entre si as riquezas do mundo. Ogum, Exú, Orixá Ocô, Xangô, Xapanã e os outros orixás deveriam dividir os poderes e mistérios sobre as coisas na Terra. Num dia em que Xapanã estava ausente, os demais se reuniram e fizeram a partilha, dividindo ...

    Prece aos Orixás

    centropaijoaodeangola.com/prece-aos-orixás.php

    Oração a Jesus Senhor Jesus, Dai-nos a paz, dai a paz para nossas famílias, nossos amigos, nossos filhos, nossos irmãos. Dai a paz ... Kaô meu Pai Xangô, Kaô CAÔ KABECILHE, grita ZAMBI, e ecoa em todos os cantos da Terra, na força do CRIADOR, Saravá XANGÔ Orixá maior, dono de todas as cabeças. Repicam os ...

    Escrava Anastácia.

    centropaijoaodeangola.com/escrava-anastácia.php

    A História de vovô Benedito · Oferendas de Oxum · Textos de Umbanda · Oferenda de Xangô · Oferendas de Ogum · Oferenda de oxossi · a-mediunidade- os-orixás-e-os-caboclos · orações diversas · Oração ao Pai João de Angola · oração a escrava anastacia · ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ARUANDA · Oração a Maria .

    Pontos Riscados de Exu

    umbandapaijoaodeangola.com.br/pontos-riscados-exu.php

    É através do ponto riscado que os guias contam toda sua história, sua origem e passagem do mundo material e astral. O ponto riscado é um emblema-símbolo. ... Virtual. centropaijoaodeangola.com/altar-virtual.php. Altar Virtual de Exu · Altar Virtual de Ogum · Altar Virtual de oxum · Altar Virtual de Xango · Altar Virtual .

    Defumações

    centropaijoaodeangola.com/defumações.php

    Dá licença pra defumar,. Eu defumo, eu defumo. Essa aldeia real. 8. “Taca” fogo nestas ervas. Que são ervas de Xangô. Tem arruda tem guine. Tem obi tem orobô. Quem quiser se defumar. Vai pedir ao Pai Xangô. Tem arruda tem guine. Tem obi tem orobo. 9. Filhos de Umbanda. Vem ver os irmãos seus. Defuma defuma.

    Exus e Pomba-giras

    centropaijoaodeangola.com/exus-e-pombas-giras.php

    Foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou -se alguns anos e o Rei veio a falecer. A rainha passou a tomar conta sozinha do seu reino o que deixou alguns membros da corte indignados porque ela não teve ...

    Pontos Cantados mp3 Orixás

    centropaijoaodeangola.com/pontos-mp3-orixás.php

    Clique em dowload Para baixar: pontos de Xangô Clique em dowload Para baixar: pontos de Omulu. Clique em dowload Para baixar: pontos de ... Exemplo: Oferenda de ogum/pontos cantados de ogum/pontos de ogum Mp3/ Orações de ogum/caracteristicas dos filhos de Ogum/ lendas de ogum. Oferenda de Marinheiros.

    Um abraço Fraterno

    centropaijoaodeangola.com/um-abraço-fraterno.php

    Embora tenha sido esposa de Xangô, Iansã percorreu vários reinos e conviveu com vários reis. Foi paixão de Ogum, de Oxaguiam, de Exu, Conviveu e seduziu Oxossi, Logun-Edé e tentou, em vão, relacionar-se com Obaluaê. Sobre este assunto, a história conta que Iansã percorreu vários reinos usando sua inteligência, ...

    Giras de Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/giras-de-umbanda.php

    conhecimento correto de quem são nossos mentores espirituais · O primeiro é ter respeito por tudo e por todos tem que ser o Dirigente e os filhos mais velhos ( pois estes conhecem bem o interior de uma casa) · Aquele que está ... Orixás: Xangô, Ogum, Exu, Oxum, Nanã, Iemanjá, Iansã, Obaluayê, Oxumaré, entre outros.

    Mensagem de Exu Capa preta

    umbandapaijoaodeangola.com.br/exu-capa-preta.php

    Quando fores injustiçado, Xangô pesara sua balança, e as pedras rolaram enterrando tua dor; Durante a árdua batalha da ansiedade, Ogum te vestirá de forte armadura e lhe ... centropaijoaodeangola.com/exu-mangueira.php. Historia de Exú Mangueira Exu Mangueira, identificado pelo nome ... José da Guiné · Exu Capa ...

    Cosme e Damião

    centropaijoaodeangola.com/cosme-e-damião.php

    Janeiro de 2016. Cosme Damião · Conselhos de preto velho · como acontece a gira. Oferendas de xangô. centropaijoaodeangola.com/oferendas-de-xangô.php ... Zé pilintra, oferendas, axé, religião,angola ,assim ,centro, filhos, gira , oração, pai ,pretovelho ,umbanda, caboclos, cosme e damião, eres, erês, ogum, oxum, .

    Batismo na Umbanda

    centropaijoaodeangola.com/batismo-na-umbanda.php

    (SARAVÁ Xangô) O ÓLEO : Nesse domínio reina Oxossi Senhor das Matas Guardião de Nossa Comunidade, sobre a ordem do Orixá que reina nossa Casa. Cuja unção significa as bênçãos do PAI sobre seu FILHOS . A consagração desses filhos às entidades de Almas de Angola e a sua distinção entre os homens.

    As 7 chaves da Felicidade